IMUNIZAÇÃO

Anvisa amplia prazo de validade da vacina da Janssen; Brasil receberá lote que venceria no dia 27 de junho

Lote com 3 milhões de doses da vacina da Janssen estava previsto para chegar nesta terça (15), mas farmacêutica suspendeu entrega, sem explicar o motivo

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 14/06/2021 às 18:04
Raquel Portugal/FioCruz
FOTO: Raquel Portugal/FioCruz

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação do prazo de validade da vacina da Janssen contra a covid-19 de três para quatro meses e meio, sob temperatura de 2ºC a 8ºC. Um lote de 3 milhões de doses estava previsto para chegar amanhã (14), mas foi adiado. Ainda não há data para entrega do lote.

A aprovação ocorre após a publicação da informação de que as doses previstas para este mês têm prazo de validade até dia o 27 de junho. O vencimento foi estendido até o início de agosto — passou de três para quatro meses e meio, no total. O novo prazo é válido para as doses que estejam armazenadas entre 2 e 8ºC.

A empresa Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda, subsidiária do grupo Johnson & Johnson, solicitou, em 10 de junho de 2021, alteração de prazo de validade para a autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, da vacina contra a Covid-19 (Ad26.COV2-S, recombinante).

Em nota, a Anvisa afirma que a medida foi baseada em “criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos que demonstrou que a vacina tende a se manter estável pelo período (4,5 meses) bem como considerou decisão da agência norte-americana (Food and Drug Administration - US FDA), que também aprovou a referida alteração em 10 de junho de 2021”.

Dose única

No Brasil, a vacina da Janssen está autorizada para uso emergencial desde 31 de março de 2021. Esta vacina é a única aprovada pela Anvisa em dose única, e quando armazenada entre temperaturas de -25°C e -15° C, possui prazo de validade de 24 meses, a partir da data de fabricação.

Atraso na entrega

O Ministério da Saúde confirmou, também nesta segunda (14), que a farmacêutica Janssen adiou a entrega de um novo lote de 3 milhões de doses de imunizantes para o combate à covid-19 que chegaria ao Brasil amanhã (15). O ministério disse que a entrega das 3 milhões de doses deve ocorrer nesta semana. A pasta afirmou que a empresa não explicou os motivos ou quando o lote será enviado.

O lote consistia em um adiantamento anunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no fim-de-semana. Elas possuem validade até o dia 27 de junho.

Com o adiamento da entrega que ocorreria nesta segunda-feira, o desafio de garantia da logística e aplicação do imunizante fica mais complexo. No cronograma original, com a chegada amanhã, a previsão era que demorasse dois dias para começar a distribuir as doses aos estados.