SAÚDE

Femama alerta que mulheres esperem um período para realizar mamografia após vacina contra covid-19; saiba mais

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) faz um alerta para as mulheres que tomaram vacina contra covid-19

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 08/07/2021 às 15:43
Fernando da Hora/acervo JC Imagem
FOTO: Fernando da Hora/acervo JC Imagem

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) faz uma alerta para as mulheres para que elas não façam exames de mamografia imediatamente após terem tomado vacina contra covid-19.

Segundo a Femama, a recomendação é de que elas voltem a fazer seus exames de rastreamento de câncer de mama 30 dias após a aplicação da vacina, mas que relatem ao médico caso tenham tomado o imunizante.

A mastologista Denise Sobral explica o motivo do alerta da federação. “[Após a aplicação da vacina] O organismo desenvolve uma resposta imunológica contra o vírus, o que desencadeia a ativação dos linfócitos, os linfonodos, que é do nosso sistema de defesa que existe na axila e na própria mama. Quando eles estão ativados, eles podem estar um pouco inchados e aparecer nos exames de imagem. Isso vai confundir o diagnóstico e será realizada biópsia de linfonodos normais”, disse.

Segundo a médica, após os 30 dias, os linfócitos voltam à situação anterior e é importantíssimo que as mulheres realizem a mamografia. A médica também aconselhou as pacientes a avisarem ao profissional na hora da realização do exame sobre a aplicação da vacina.

Denise Sobral também descarta que a vacina contra a covid-19 possa causar câncer. “De forma nenhuma. [A vacina] Não causa câncer, não vira jacaré. A pessoa que tomar a vacina vai estar protegida da forma grave da doença”, afirmou.

Mulheres, se cuidem

A médica comenta que os profissionais de saúde estão preocupados com a queda no número de pacientes que fizeram os exames de rastreamento do câncer de mama no ano passado. Ela orienta que as mulheres não deixem de se cuidar. “Todas as mulheres com mais de 40 anos devem fazer a mamografia. Em 2020, tivemos uma redução de mais de 40% das pacientes que realizaram o exame de rastreamento, que é o exame anual para todas as mulheres com mais de 40 anos. Essas pacientes precisam procurar seu médico para fazer o exame clínico e solicitar o encaminhamento para realizar a mamografia”, afirmou.