boletim médico

Veja o estado de saúde atualizado do presidente Jair Bolsonaro, que segue internado

O presidente da República, Jair Bolsonaro, está recebendo cuidados médicos e não deve passar por cirurgia

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 14/07/2021 às 16:15
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

ATUALIZAÇÃO: Veja informações sobre estado de saúde de Bolsonaro na manhã desta quinta-feira (15), clicando aqui.

O presidente Jair Bolsonaro segue internado para tratar de crises de soluço e de uma obstrução intestinal. De acordo com o Palácio do Planalto, o líder executivo precisou ser transferido para o hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde deve passar por novos exames, por orientação do médico Antônio Luiz Macedo, que atendeu Bolsonaro após o ataque de faca sofrido em 2018, durante a campanha eleitoral para a presidência. Anteriormente, o presidente estava no Hospital das Forças Armadas.

Em entrevista à CNN, o gastrocirurgião da Beneficência Portuguesa de São Paulo Alexandre Sakano afirmou que uma possível cirurgia do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seria mais difícil, justamente pelos procedimentos médicos anteriores pelo qual ele passou.

De acordo com a nota enviada pelo governo federal, Jair Bolsonaro está bem, consciente e conversando normalmente. Apesar disso, nessa quarta-feira (14), o presidente da República teria uma reunião com os presidentes dos poderes Judiciário e Legislativo que aconteceria a partir das 11h na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, mas foi cancelada devido aos problemas de saúde.

> Médico especialista viaja até Brasília para ajudar no diagnóstico e tratamento de Jair Bolsonaro

O encontro de Jair Bolsonaro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux e com os presidentes da Câmara e Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) seria para apaziguar a relação entre os três poderes diante dos acontecimentos recentes.

Crise de soluço: o que causa e como tratar?

Há dias, ele reclama da frequência incomum dos soluços, além de ter sentido dores abdominais. Você sabe o que pode causa uma crise de soluço? Confira abaixo as respostas em relação à a doença:

> Jair Bolsonaro internado em hospital com crise de soluço: O que causa a doença e como tratar?

Segundo os médicos, existem vários motivos para um soluço persistente (crise), sendo que entre os mais comuns são comer rápido e em grande quantidade, tomar refrigerante, engolir ar, mudanças bruscas de temperatura, tabagismo (por exemplo, cigarro), álcool, ansiedade e estresse.

 

Jair Bolsonaro se manifesta no Twitter

Após a informação de que poderá ser submetido a uma cirurgia de emergência, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atacou o PSOL e o PT ao falar sobre seu estado de saúde, na tarde desta quarta-feira (14). Ele publicou em sua conta do Twitter algumas mensagens sobre a situação.

Presidente foi diagnosticado com uma obstrução intestinal e poderá passar por cirurgia de emergência
Presidente foi diagnosticado com uma obstrução intestinal
Reprodução/ Instagram

 

Na UTI

Em entrevista à Rádio Jovem Pan, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) informou que seu pai e presidente da República, Jair Bolsonaro, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e também está intubado como medida de precaução. Bolsonaro foi diagnosticado com uma crise de soluço persistente, acompanhada de uma obstrução intestinal e, por isso, foi internado em um hospital em São Paulo. A princípio, ele não deve passar por procedimento cirúrgico.