aumento peniano

Faloplastia: saiba o que está por trás da cirurgia e por que médico alerta para riscos

A faloplastia é o procedimento cirúrgico realizado para aumento do pênis; médico explica que pacientes costumam ficar insatisfeitos com resultado

Imagem do autor
Cadastrado por

Ísis Lima

Publicado em 20/07/2021 às 18:54 | Atualizado em 23/08/2023 às 15:07
X

A faloplastia, cirurgia realizada para aumento do pênis, ganhou visibilidade nas últimas semanas após o cantor sertanejo Tiago Piquilo revelar que se submeteu ao procedimento.

No entanto, o médico urologista Felipe Dubourcq, especialista em uro-oncologia e membro da Sociedade Brasileira e da Associação Americana de Urologia, alerta que o muitos homens não ficam satisfeitos com o resultado.

“A cirurgia consiste em soltar uma amarra que o pênis tem próximo ao osso do púbis e ele cai um pouco para frente, fazendo com que o paciente ganhe até 2 centímetros de pênis", explica.

"Além disso, a gente faz uma lipoaspiração, tira a gordura que tem acima do osso da bacia e essa gordura pode ser injetada na circunferência do pênis, fazendo com que ele engorde”, detalhou o especialista.

O urologista comenta que o resultado da faloplastia nem sempre agrada os pacientes que fazem o procedimento por questões estéticas.

“Muitos homens não ficam satisfeitos. Isso é uma coisa muito mais para a cabeça do homem do que para a relação com a companheira (...) Não é uma cirurgia que você vai ficar com pênis gigantesco, depois que você passa", afirmou.

O urologista orientou ainda que é importante uma avaliação psicológica do paciente. "A cabeça do indivíduo precisa ser avaliada para saber se ele está satisfeito ou não com o que ele tem de órgão genital. É importante a avaliação psicológica desse indivíduo”, disse.

Faloplastia é indicada para pacientes com câncer de pênis?

De acordo com Felipe Dubourcq, para a população que precisou tratar um câncer e tirar um pedaço do pênis, de fato, a cirurgia faz uma diferença importante.

"Eu trabalho muito com câncer de pênis e quando a gente faz uma amputação o que a gente conseguir ganhar de centímetro para esse paciente continuar com a atividade sexual de penetração para ele faz diferença", conta.

"Para a população geral não é uma coisa que a gente recomenda de rotina. É uma cirurgia que você tem que ter um viés importante com o paciente para que ele não fique insatisfeito, e você não atenda à expectativa que ele tenha”, explica.

>> Veja os principais sinais de câncer no reto e as formas de tratamento

Riscos da Faloplastia

Ele ainda fala sobre os riscos da faloplastia. "Os dois principais riscos de uma cirurgia são sangramento e infecção. Nessa cirurgia, na hora que você tira gordura de uma área e injeta em outra, você pode criar uma modelação não satisfatória da que o indivíduo esperava", explica.

"Você pode ter uma área com uma quantidade maior de gordura do que outra, dentro do cilindro do pênis, pode ter uma distribuição dessa gordura não uniforme. É esperado que você consiga, antes do procedimento, tentar mostrar e explicar o que vai mudar no indivíduo”, completou.

Tags

Autor