Grande Recife

Ataques de tubarão: trecho da praia de Piedade é interditado; veja onde não se pode mais tomar banho de mar

No último domingo, mais um homem foi mordido por tubarão na praia de Piedade, localizada no Grande Recife

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 27/07/2021 às 8:24
Filipe Jordão/ JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/ JC Imagem

As bandeiras alertando o risco de ataques de tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, não foram suficientes para evitar incidentes naquele ponto do litoral pernambucano. Após dois ataques serem registrados em duas semanas - o último no domingo passado - o prefeito da cidade, Anderson Ferreira, decidiu interditar parte da praia. A decisão já está em vigor.

Decisão

A decisão foi tomada em reunião na tarde dessa segunda-feira (26), em reunião na Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), que contou com a participação de representantes de diversos órgãos.

"Fica interditado por período indeterminado, para banho de mar, o trecho de praia do Município do Jaboatão dos Guararapes compreendido entre as seguintes coordenadas: – 8.17546, -34.91389 (“Igrejinha de Piedade”) e -8.15585, -34.90775 (“Barramares Hotel”), enquanto durarem os estudos e pesquisas relacionados aos últimos ataques de tubarão na área, tendo em conta sua grave reincidência histórica", diz o decreto assinado pelo prefeito.

Fiscalização

"O trecho de área objeto da interdição será objeto de intensa fiscalização e sinalização para orientação dos banhistas. A fiscalização da área será realizada pela Guarda Civil Municipal, com apoio das Forças de Segurança do Estado competentes", diz ainda outros trechos do decreto.

O decreto assinado por Anderson Ferreira não menciona, no entanto, sanções ou punições contra pessoas que descumpram a interdição e entrem no mar.

A interdição levou em consideração a recomendação técnica do professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco Jonas Rodrigues, que é especialista em tubarões. A orientação foi publicada primeiro pelo jornalista Raphael Guerra, da coluna Ronda JC, do Jornal do Commercio.