IMUNIZANTES

Pfizer deve entregar 2 milhões de vacinas nesta semana

A vacina é a única que pode ser aplicada em menores de 18 anos no Brasil

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 28/07/2021 às 20:49
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Dois milhões de vacinas Pfizer estão chegando ao Brasil nesta semana. Ontem, mais 1 milhão de doses chegaram no aeroporto de Campinas, em São Paulo. Com esse lote, a farmacêutica já entregou ao Plano Nacional de Vacinação (PNI) mais de 24 milhões das 200 milhões de doses contratadas pelo governo federal. O cronograma de entrega total deve ser cumprido até o final de 2021.

E tem mais vacina da Pfizer chegando nesta quarta-feira (28): mais 1 milhão. O primeiro lote do imunizante chegou ao Brasil no dia 20 de junho, por meio do consórcio global Covax Facility. A entrega inicial foi de 842 mil imunizantes. A vacina foi a primeira a obter registro sanitário definitivo da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em fevereiro deste ano. O imunizante pode ser aplicado em pessoas a partir de 12 anos de idade, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas. A vacina é a única que pode ser aplicada em menores de 18 anos no Brasil.

E tem vacinas do Butantan sendo liberadas para o PNI também. Um novo lote com 1 milhão e meio de doses da CoronaVac foi liberado. Com esse novo lote , o Instituto já repassou mais de 61 milhões de doses. As vacinas liberadas nesta quarta fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde.

A distribuição das 100 milhões de doses estava prevista para ocorrer até o fim de setembro, mas o governo de São Paulo garante que vai antecipar o prazo em um mês. A CoronaVac foi a primeira vacina a ser utilizada no Brasil. As primeiras doses foram aplicadas em janeiro deste ano. O esquema é de duas doses com intervalo de 2 a 4 semanas entre as aplicações. E é indicada somente às pessoas a partir de 18 anos.

OUTRAS DOSES

Na semana passada, no dia 23, a FioCruz entregou quase 4 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ao governo federal. Com isso, o total de doses liberadas pela fundação ultrapassa os 74 milhões.

O Brasil recebeu em junho cerca de 3 milhões de doses da Janssen, doadas pelo governo dos Estados Unidos. Até o fim do ano, esse número deve chegar a 38 milhões de doses compradas pelo governo brasileiro. Esse é o único imunizante em dose única utilizado no Brasil.