educação

Nota de corte do SISU 2021.2: Quanto preciso para ser aprovado em medicina, direito, pedagogia e outros cursos universitários? Veja

Inscrições do sisu começam nesta terça-feira (3) e leva em consideração nota do ENEM

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 02/08/2021 às 16:06 | Atualizado em 08/02/2022 às 11:24
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

As inscrições para a segunda edição de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SISU) começam nesta terça-feira (3). Esse é o programa que seleciona e, portanto, aprova estudantes para universidades de todo o país. No total, os estudantes terão 4 dias (até a próxima sexta-feira) para se inscrever. Durante o período, os interessados podem fazer mudanças no cadastro e até trocar a opção de curso ao qual pretende ser selecionado. Mas qual nota é necessária ter para ser aprovado no tão sonhado curso de ensino superior?

Para começar, é preciso entender que podem participar do SISU os estudantes que realizaram o mais recente Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que não zeraram a redação. É a nota do Enem que define quem entra ou não no listão final. Na hora da inscrição, o aluno escolhe a faculdade que quer estudar, o curso e, em alguns casos, quando há disponibilidade, o turno no qual prefere frequentar as aulas. Deste modo, a nota de corte muda de acordo com todos esses fatores.

Por exemplo, enquanto a nota de corte para o curso de medicina em uma faculdade no estado do Rio de Janeiro pode ser 800 pontos, a nota de corte para o mesmo curso, mas em uma universidade de São Paulo pode ser de 820. Isso acontece quando as notas dos candidatos a entrarem na faculdade de São Paulo são mais altas do que as daqueles alunos que querem estudar no Rio de Janeiro. A nota de corte também muda entre ampla concorrência e as vagas destinadas a cotistas.

Notas de corte

As parciais devem ser divulgadas pelo Ministério da Educação todos os dias durante o período de inscrição. Para ajudar você a ter uma noção do que pode vir por aí, confira levantamento feito pelo jornal Correio Braziliense com as notas de corte de cinco cursos bastante concorridos na primeira edição do SISU deste ano.

Medicina

Na ampla concorrência, a nota média para ser aprovado em medicina no SISU do início deste ano foi 771. A maior nota de corte do curso foi observada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no campus localizado na capital, São Luís. A nota mais baixa a ser aprovada foi 952,51. Teoricamente, a nota mais alta possível no Enem é 1.000,00.

Por outro lado, a menor nota de corte para o curso de medicina na ampla concorrência no SISU 2021.1 foi registrada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Lá, a nota de corte foi 771,79.

Em Pernambuco, a nota de corte para o curso de medicina na Universidade Federal foi de 865,67. Essa foi a quinta maior nota de corte para o curso de medicina entre as universidades participantes.

Direito

No caso do curso de direito, a maior nota de corte registrada também foi na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No campus da cidade de São Luís e no turno matutino, entrou quem tinha 885,02 ou mais como nota do Enem.

Entre os cursos de direito que usaram o SISU para selecionar seus estudantes, o que teve a menor nota de corte foi o da Universidade Federal do Tocantins, na cidade de Arrais, no turno noturno. A nota de corte, neste caso, ficou em 679,24.

Em Pernambuco, a maior nota de corte para o curso de direito foi na Universidade de Pernambuco (UPE). No turno integral, a menor nota selecionada foi 811,29 (a sétima maior de todo o país). Na Faculdade de Direito do Recife, da UFPE, a nota de corte do turno matutino ficou em 762,16.

Administração

No curso de administração, a maior nota de corte também ficou com a Universidade Federal do Maranhão. A nota de corte na capital ficou em 802,18. A segunda maior nota de corte do curso foi observada no campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) - 766,79.

A nota de corte mais baixa foi registrada na Universidade Estadual do Mato Grosso, no campus da cidade de Juara, no turno noturno. A nota ficou em 548,46.

Pedagogia

No curso de pedagogia, as notas de corte variaram entre cerca de 500 e 700. A maior nota de corte foi também identificada na UFMA. 743,62 foi a nota do campus de São Luís, no turno vespertino. A nota mais baixa foi a da Universidade Federal do Pampa, no Rio Grande do Sul, na cidade de Jaguarão. A nota de corte por lá ficou em 501,30. No Recife, a nota de corte da UFPE/Noturno ficou em 605,46.

Engenharia Civil

Outro curso bastante procurado, Engenharia Civil teve 812,49 como maior nota de corte no SISU do início deste ano. O notão foi da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, no campus de Marabá, no turno integral. A menor nota de corte do curso foi no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, na cidade de Pirapora, turno integral, com um total de 621,45.