vídeo

Avião para 100 passageiros decola do Afeganistão quase 700 pessoas, na tentativa de fugir do Talibã

Vídeo mostra pessoas em avião antes de decolar do aeroporto de Cabul, no Afeganistão

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 17/08/2021 às 14:32
Reprodução/Twitter
FOTO: Reprodução/Twitter

Após a tomada da cidade de Cabul, capital do Afeganistão, pelo Talibã, no último domingo (17), diversas cenas de caos e desespero da população circulam nas redes sociais. As pessoas tentam fugir do país, com medo da retomada da extrema ditadura religiosa do grupo que já esteve no comando entre 1996 a 2001. Entre várias imagens, o retrato de um voo abarrotado se destacou. Um avião militar americano C-17 Globemaster III decolou com 640 pessoas a bordo, mesmo com capacidade indicada ser de pouco mais de cem passageiros.

> O que está acontecendo no Afeganistão? O que é o Talibã? Entenda a situação do país

> Cientista político explica objetivo do Talibã e situação no Afeganistão; veja a entrevista na íntegra

Em declaração ao portal Defense One, um funcionário da Defesa dos Estados Unidos afirmou que não tinha a previsão da aeronave levar tantas pessoas. No entanto, as imagens mostram que os afegãos se atiraram na rampa entreaberta para entrar no veículos. Ainda de acordo com o portal, a decisão de decolar, ao invés de tentar retirar as pessoas que invadiram, foi da própria tripulação. Veja a imagens abaixo:

 

Tentativa de fuga

O aeroporto de Cabul é o maior do país e tem sido o principal ponto de tentativas de fuga. Diante da correria, pessoas morreram após caírem de avião e outras ficaram feridas pisoteadas. O colpso começou quando o Talibã tomou o poder da capital e o presidente Ashraf Ghani deixou o pais. O cenário no aeroporto internacional de Cabul é caótico.

> Vídeo: Pessoas caem de avião ao tentar fugir do Afeganistão com chegada do Talibã

Por enquanto, os talibãs não controlam o aeroporto da capital, que se tornou a única porta de saída do país. As agências de notícia indicaram que, diante do caos, as forças americanas presentes no local atiraram para o alto, na tentativa de acalmar os cidadãos desesperados. Mas o resultado foi o contrário: um imenso movimento de massa se formou e muitos foram pisoteados e mortos. Ainda não há um balanço de vítimas.

Anistia geral no Afeganistão

O Talibã anunciou uma anistia geral em todo o Afeganistão, na tentativa de acalmar os ânimos da população após os acontecimentos gerados pelo medo do grupo extremista, que ocasionou desespero e tragédias como milhares de pessoas em aviões na tentativa de escapar do país.

> Talibã anuncia anistia geral no Afeganistão. O que é e qual o objetivo no país?

Além dessa decisão, o grupo extremista quer que as mulheres afegãs se juntem ao governo. Em entrevista à rede de notícias Tolo News, um membro da comissão cultural do Talibã afirmou que elas não sejam vítimas. Os atuais líderes do grupo pedem que as pessoas confiem no Talibã e na estrutura governamental baseada na lei sharia. No entanto, não entraram en detalhes de como a lei islâmica será interpretada.