COVID-19

Selo Passe Seguro PE: Governo lançará ferramenta para facilitar entrada de público em eventos; saiba mais e veja como funciona

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, detalhou sobre o selo Passe Seguro PE durante coletiva online nesta quinta-feira (19).

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 19/08/2021 às 17:10
Reprodução: YouTube
FOTO: Reprodução: YouTube

Durante coletiva híbrida nesta quinta-feira (19), para tratar sobre assuntos da covid-19 em Pernambuco, secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, detalhou sobre o selo Passe Seguro PE. A medida será voltada para o setor de eventos, e foi tomada com base nos baixos números da Síndrome Aguda Respiratória Grave (SRAG) no Estado. Apesar disso, a secretária fez um alerta sobre a variante Delta.

>>>Posso tomar a vacina da covid-19 mesmo estando gripado? E a da gripe?

>>>AO VIVO: acompanhe a coletiva do Governo de Pernambuco sobre a covid-19 nesta quinta-feira (19)

"Pernambuco atingiu uma estabilidade em relação a Síndrome Aguda Respiratória Grave, atingindo os patamares mais baixos desde o início da pandemia. Mas a pandemia não acabou. É importante mantermos os cuidados e tomar uma atenção especial em relação à circulação da variante Delta. Em função dessa situação, nas próximas semanas não teremos avanços no plano de flexibilização com a covid-19", explicou.

De acordo com a secretária, o Governo já elabora protocolos sanitários específicos para o setor de eventos e deve realizar eventos-teste nos próximos dias. Para isso, convidam, a partir da próxima segunda-feira (23), empresas de tecnologia para desenvolverem aplicativos de certificação de exames de covid-19 e testagens.

"O objetivo dessas ferramentas é facilitar o acesso das pessoas a grandes eventos, como shows e espetáculos, dando segurança para a população. Isso faz parte da retomada da presença de público em grandes eventos. (...) O objetivo é a certificação digital através desse selo, o Passe Seguro PE, que permite uma checagem dos exames do coronavírus, bem como da vacinação. Essas pessoas, ao comprar os ingressos dos eventos, terão a oportunidade de colocar a vacinação completa delas ou com uma dose, nesse último caso, mostrando o teste RT-PCR, para que o ambiente esteja controlado do ponto de vista da imunização", explicou.

Como vai funcionar?

A ideia é que o Selo digital Passe Seguro PE mostre tanto exames de checagem da covid-19, como a vacinação. Portanto, assim que o cidadão compre ingressos de eventos, eles poderão comprovar que possuem a vacinação completa contra a covid-19 ou a vacinação parcial (uma dose) e o teste RT-PCR negativo.

Covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (19), 533 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 18 (3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 515 (97%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 602.507 casos confirmados da doença, sendo 52.908 graves e 549.599 leves.

>> Será necessário tomar dose reforço da vacina contra a covid-19? Veja o que diz ministro da Saúde

Óbitos

Também foram confirmados 11 óbitos, ocorridos entre 17/12/2020 e 18/08/2021. Com isso, o Estado totaliza 19.224 mortes pela Covid-19.