COLETIVA

'Planejar e sonhar é permitido, mas o cenário não está claro em afirmar que vai ter eventos maiores', diz Longo sobre Galo da Madrugada em 2022

Segundo o secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, o cenário da pandemia é que vai dizer se haverá Carnaval em 2022

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 01/09/2021 às 18:00
YouTube/Governo de PE
FOTO: YouTube/Governo de PE

O secretário Estadual de Saúde de Pernambuco André Longo comentou, durante coletiva online nesta quarta-feira (1º), sobre a organização do Galo da Madrugada em planejar o possível desfile no Carnaval de 2022. De acordo com o secretário, o presidente do bloco carnavalesco Rômulo Menezes pode sonhar com a festa, mas ainda o cenário não está claro se haverá eventos maiores no Estado, devido à pandemia. "Planejar e sonhar é permitido. Nós precisamos respeitar. Todos os blocos carnavalescos trabalham com a possibilidade da realização da festa, mas o cenário não está tão claro em afirmar que vai ter, eventos maiores, num período tão longo. O contexto da pandemia é que vai nos dizer", relatou Longo durante a coletiva.

Em nota, o Governo de Pernambuco informou que o carnaval de 2022 ainda não foi liberado, e que os eventos-teste precisam acontecer primeiro para que seja feita a análise sobre novas flexibilizações e avanços. Disse também que o diálogo com os setores envolvidos é permanente, em especial com os organizadores do bloco Galo da Madrugada. Informou ainda que a decisão precisa ser tomada com responsabilidade e segurança para que os números dos indicadores da pandemia não voltem a subir.

Covid-19 em Pernambuco

Segundo Longo, atualmente, Pernambuco registrou uma redução em todos os indicadores da covid-19. "Nas notificações de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que tomamos por duas semanas uma oscilação para cima, nós tivemos uma redução expressiva nessa semana, com o menor número deste ano. Ao todo, foram 370 notificações na semana epidemiológica 34 e uma redução de 22% em relação a semana anterior, a semana 33, e de 13% na comparação com a semana epidemiológica 32. A positividade para a covid-19 entre os casos de SRAG também está em queda", disse Longo.

Tema do Galo da Madrugada

Considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada teve o tema para o Carnaval de 2022 revelado, nesta quarta-feira (01), pelo presidente Rômulo Menezes: "Viva a vida, viva o frevo". De acordo com a assessoria de imprensa do Galo da Madrugada, o tema faz um apelo ''para que os foliões reflitam de agora, sobre a importância da vida, que se perpetua quando respeitamos a diversidade do outro, quando somos responsáveis com a natureza e, principalmente nesse momento de pandemia, respeitando as recomendações sobre o uso correto de máscaras e a importância de tomar a vacina''.

“A alegria do carnaval pode ser um remédio para as tristezas. Assim que isso tudo passar, temos a certeza que o povo irá se contagiar e re-viver o carnaval, com a mesma intensidade e alegria, comentou Rômulo Menezes. O Galo da Madrugada também divulgou os nomes dos homenageados da próxima edição do desfile, entre artistas compositores e maestros.

>>Presidente do Galo da Madrugada revela tema do bloco para o Carnaval de 2022: "Viva a vida, viva o frevo"

Eventos-testes

Durante a coletiva, o Governo de Pernambuco também reforçou os protocolos para realização dos eventos-testes com até 1.200 que passarão a ser permitidos no Estado e afirmou que 10% do público que estiver nesses espetáculos será monitorada pelo Executivo.

O objetivo do governo é checar se a realização desses eventos terá algum tipo de impacto no aumento do contágio da covid-19 entre os seus frequentadores, informação que deve balizar as futuras decisões do Palácio do Campo das Princesas no sentido de liberar ou não um público maior para esse tipo de atividade, assim como outras flexibilizações.

"Após a realização desses eventos, nós vamos monitorar uma amostra de 10% dos participantes para que a gente possa verificar se esse evento gerou ou não contaminação. É fundamental que o Governo de Pernambuco, juntamente com os organizadores e produtores dos eventos, acompanhe esses resultados para que a gente possa definir as novas medidas, as novas liberações e flexibilizações para os meses de outubro, novembro, e as nossas expectativas são positivas, mas a gente precisa do comprometimento de todos", explicou Ana Paula Vilaça, secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Plano de Convivência

Desde o dia 30 de setembro, entrou em vigor novas flexibilizações do processo de retomada das atividades econômicas em Pernambuco. Clique aqui e confira tudo o que mudou e que permaneceu igual no Plano de Convivência contra a Covid-19. Até o fechamento desta matéria, apenas eventos e shows com até 1.200 pessoas estão liberados no Estado, como forma de eventos-testes. De acordo com o governo estadual, os realizadores do evento deverão pedir autorização para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e, em seguida, se houver o aval do governo estadual, promover a festa.

Selo

A ideia é que o Selo digital Passe Seguro PE mostre tanto exames de checagem da covid-19, como a vacinação. Portanto, assim que o cidadão compre ingressos de eventos, eles poderão comprovar que possuem a vacinação completa contra a covid-19 ou a vacinação parcial (uma dose) e o teste RT-PCR negativo. Clique aqui e saiba como ter acesso aos shows em Pernambuco.