MOBILIDADE

Uber reajusta tarifas pagas aos motoristas e anuncia outras novidades; veja o que muda

Usuários têm reclamado da dificuldade de conseguir um motorista pelo app Uber; condutores também se queixam do baixo valor repassado para eles

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 10/09/2021 às 16:03
Divulgação
FOTO: Divulgação

Após diversas críticas de passageiros e motoristas, a Uber, um dos principais aplicativos de transporte privado individual, anunciou mudança no valor das corridas pago aos motoristas. O reajuste, segundo a empresa, não vai pesar para os usuários.

De acordo com a matéria de Roberta Soares, titular da coluna Mobilidade do JC Online, a Uber revelou que os reajustes estão sendo implementados em todo o Brasil e variam de cidade para cidade. Além disso, o reajuste depende do percurso, do local e do horário da viagem.

“Com o aumento constante dos combustíveis, a Uber tem intensificado seus esforços para ajudar os motoristas parceiros a reduzirem seus gastos, com parcerias que oferecem desconto em combustíveis, por exemplo, assim como tem feito uma revisão dos ganhos dos motoristas e reajustado valores em diversas cidades. Os reajustes estão sendo implementados em todo o país e variam de cidade para cidade", explicou a Uber em nota.

>> Demanda por táxi cresceu 37% somente no Recife. Crescimento é provocado pelo serviço ruim dos aplicativos

O que muda para os motoristas?

Para os motoristas do Recife, por exemplo, os reajustes têm proporcionado aumento dos ganhos em média 18% quando comparados aos do mês de agosto. A variação depende dos dias e horários que cada motorista escolhe dirigir. Segundo a Uber, isso acontece na capital pernambucana porque funciona o novo modelo de ganhos da plataforma, que é variável de viagem para viagem e não tem valor fixo por km rodado e por tempo de viagem.

Já em Natal, no Rio do Norte, onde funciona o modelo de ganhos baseado no tempo e distância das viagens, os valores de ganhos por km e por minuto foram reajustados em 15%.

Além disso, a Uber garante que está oferecendo outras iniciativas para equilibrar as perdas e o mercado.

Veja quais:

Combustíveis

O motorista ganha até 20% de cashback no abastecimento do seu carro. E de forma permanente, pagando com o app abastece-aí nos postos Ipiranga, o motorista parceiro da Uber tem direito a 4% de cashback sem que, para isso, precise gastar seus pontos do programa KM de Vantagens. Isso significa que, além de receber de volta parte do valor gasto no abastecimento, o parceiro ainda acumula mais pontos para usar, por exemplo, na manutenção do carro.

Promoções

A Uber lançou o Turbo+, um novo formato de promoção para os parceiros que adiciona um valor fixo em cada nova oferta de viagem em locais e horários específicos. Também criou promoções com ganhos adicionais para viagens curtas e estaria testando uma nova forma dos parceiros acompanharem as promoções disponíveis, tudo no mesmo lugar do app.

Celular

Os parceiros Uber Pro podem contratar com preços especiais o Uber Chip, plano pré-pago da Surf Telecom que não desconta dados para navegação nos apps mais usados pelos motoristas, como Uber Driver, Waze e WhatsApp.

Uber Conta

Operacionalizada pelo Digio, a Uber Conta permite que os parceiros recebam os ganhos logo após cada viagem, sem pagar taxas e o valor começa a render automaticamente 100% do CDI. Além disso, a Uber Conta dá acesso a vantagens exclusivas como isenção de mensalidade por dois anos na tag Veloe de pedágios e estacionamentos e desconto ou cashback usando o Cartão Uber em lojas parceiras.

Saúde

Com o Uber Pro, os parceiros têm isenção de mensalidades no Vale Saúde Sempre, que dá descontos em consultas, exames e medicamentos, válidos também para dependentes.

Vida Saudável

O Uber Pro também oferece redução de até 50% na mensalidade do TotalPass, aplicativo que permite usar centenas de academias no país, incluindo a rede SmartFit.

Formação

Parceiros Uber Pro têm descontos de até 50% na mensalidade de cursos de graduação à distância - como Administração, Engenharia, Logística, entre outros - oferecidos pelas instituições de ensino superior da Kroton (Ampli, Anhanguera, Unopar, Pitágoras, Unime, Unic, Fama e Uniderp).

Idiomas

Parceiros Uber Pro têm acesso gratuito aos cursos de idiomas oferecidos pela Rosetta Stone, empresa com mais de 30 anos de experiência no ensino de diversas línguas. O aprendizado é integrado ao aplicativo de motoristas da Uber e consiste em mais de 200 lições de leitura, escrita e conversação.

Educação financeira

Todos os parceiros da Uber têm acesso gratuito a uma plataforma educativa, elaborada em conjunto com o Banco Mundial e o Sebrae, com sessões sobre gestão financeira, controle de gastos, gerenciamento de dívidas e planejamento de longo prazo, entre outros tópicos.