RISCO

Covid-19: Prevent Senior omitiu causa da morte no atestado de óbito do médico Anthony Wong e da mãe de Luciano Hang, diz TV

A certidão de óbito de Regina Hang, assim como a de Anthony Wong, não revela a covid-19 como causa da morte

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 22/09/2021 às 15:24
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

A operadora de saúde Prevent Senior é acusada de ter omitido informações no atestado de óbito de pacientes que faleceram em decorrência da covid-19. Dois pacientes que tiveram o documento alterado foram o médico pediatra e toxicologista Anthony Wong, de 73 anos, morto em 15 de janeiro deste ano em São Paulo, e Regina Hang, de 82 anos, mãe do dono da Havan, o empresário Luciano Hang, que faleceu em 4 de fevereiro.

A informação sobre a morte do médico, que era defensor do tratamento precoce contra a covid-19, foi revelada pela revista Piauí. Já o caso de Regina Hang foi denunciado pela TV Globo.

Segundo a TV Globo, os prontuários dos dois pacientes mostram que tanto Regina Hang quanto Anthony Wong, que foram internados no Hospital Sancta Maggiore, da Rede Prevent Senior, foram medicados com o chamado 'kit Covid', que utiliza medicamentos como hidroxicloroquina na prevenção ou tratamento da doença. Os remédios, no entanto, não têm eficácia contra a covid-19 e, segundo comprovaram estudos, podem piorar a condição do paciente.

A GloboNews revelou na semana passada que a Prevent Senior ocultou mortes de pacientes que participaram de um estudo realizado para testar a eficácia da hidroxicloroquina, associada à azitromicina, para tratar a Covid-19, segundo dossiê ao qual a reportagem teve acesso (saiba mais abaixo). O diretor da Prevent, Pedro Benedito Batista Júnior, negou nesta quarta-feira, durante a CPI da Covid, que tenha ocultado mortes.

>> Covid-19: Estudo comprova que uso da hidroxicloroquina aumenta problemas gastrointestinais

>> Ministério da Saúde reconhece ineficácia e desaconselha uso da cloroquina, ivermectina e outros medicamentos do kit covid

Anthony Wong

Anthony Wong, de 73 anos, foi internado no dia 17 de novembro de 2020 com sintomas de covid-19. O documento a qual a reportagem da revista Piauí, publicada nesta terça-feira (21), teve acesso informa que "um exame de PCR feito no hospital confirmou a presença do Sars-CoV-2''.

Ainda segundo a revista Piauí, além de fazer uso do "kit covid", o pediatra recebeu outros tratamentos como a inalação de ''heparina e metotrexato venoso'', medicamentos que não têm eficácia comprovada para a doença. O médico também fez “20 sessões de ozonioterapia retal’’. Durante sua internação, Wong foi atendido durante pela médica Nise Yamaguchi.

O Hospital Sancta Maggiore não informou a causa da morte à imprensa quando o médico morreu. O atestado de óbito de Wong consta que o óbito foi em decorrência de: choque séptico, pneumonia, hemorragia digestiva alta e diabetes mellitus.

O diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista, visitou o pediatra durante sua internação. O executivo é ouvido na CPI da Covid, nesta quarta-feira (22), e se recusou a informar a causa da morte de Anthony Wong.

Regina Hang

O prontuário de Regina Hang revela que ela também foi medicada com o chamado ''kit covid'', com “azitromicina, hidroxicloroquina e outras medicações.” Ela faleceu no dia 4 de fevereiro no Hospital Sancta Maggiore. A unidade de saúde também não havia informado à imprensa à época a causada da morte da mãe de Luciano Hang. Regina Hang passou um mês internada.

Segundo o prontuário da paciente, ela passou, no quinto dia de internação, por sessão de ozonioterapia. O Conselho Federal de Medicina proíbe a prática, que só é liberada em pesquisas experimentais autorizadas pela comissão de ética em pesquisa e em instituições credenciadas. Segundo a Conep, não havia nenhuma autorização de pesquisa para a Prevent.

Assim como no caso do médico Wong, a covid-19 não aparece na certidão de óbito da mãe do dono da rede Havan como causa da morte. O documento mostra: disfunção múltipla de órgãos, choque distributivo refratário, insuficiência renal crônica agudizada, pneumonia bacteriana, síndrome metabólica e acidente vascular cerebral isquêmico prévio.

Outras mortes ocultadas

Ainda segundo um dossiê obtido pela GloboNews, a Prevent Senior teria ocultado outras mortes de pacientes que participaram de um estudo realizado para testar a eficácia da hidroxicloroquina, associada à azitromicina, para tratar a covid-19.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) divulgou a pesquisa enaltecendo o estudo como exemplo de sucesso do uso da hidroxicloroquina. O presidente, no entanto, não mencionou as mortes de pacientes que tomaram o medicamento.

A CPI da Covid recebeu um dossiê com uma série de denúncias de irregularidades, elaborado por médicos e ex-médicos da Prevent. O documento informa que a disseminação da cloroquina e outras medicações foi resultado de um acordo entre o governo Bolsonaro e a Prevent. Segundo o dossiê, o estudo foi um desdobramento do acordo.

Resposta da Prevent Senior

Em nota à TV Globo, a Prevent Senior disse que, por limitações éticas e legais, não pode fornecer ou confirmar informações de pacientes e de seus parentes. Mas afirmou que não houve fraudes ou omissões nos atestados de óbito.

A operadora não respondeu sobre a causa da morte de Regina Hang e Anthony Wong.