CASO VON RICHTHOFEN

O que aconteceu com Andreas Albert, irmão de Suzane von Richthofen?

Andreas Albert von Richthofen tinha 15 anos na época em que os pais foram assassinados com a mando de sua irmã, Suzane von Richthofen

Imagem do autor
Cadastrado por

Ísis Lima

Publicado em 27/09/2021 às 14:19 | Atualizado em 31/10/2023 às 10:03
X

O lançamento ds trilogia de filmes sobre o caso von Richthofen (A menina que matou os pais) reacendeu a curiosidade da população sobre como estão as pessoas envolvidas no crime que chocou o Brasil, no dia 31 de outubro de 2002.

>> Veja onde assistir os filmes que contam a história do assassinato dos pais de Suzane von Richthofen

Nesta data, os pais de Suzane von Richthofen foram mortos a mando da própria filha pelo seu namorado, Daniel Cravinhos, e seu cunhado, Cristian Cravinhos.

Além de Suzane, o engenheiro Manfred e a psiquiatra Marísia deixaram um outro filho: Andreas Albert von Richthofen, que na época do crime tinha 15 anos.

Onde estava Andreas no dia do crime?

Suzane von Richthofen, Andréas, Marísia e Manfred
Suzane von Richthofen, Andréas, Marísia e Manfred
Reprodução/ Internet

Na noite do crime, Andréas foi levado por Daniel e Suzane para uma lan house em Campo Belo, um bairro nobre da Zona Sul de São Paulo. Enquanto estava no local, sua irmã, com ajuda do namorado e do cunhado, colocaram em prática o perverso crime.

Manfred e Marísia foram brutalmente assassinados com golpes de barras de ferro na cabeça enquanto dormiam em sua mansão na Rua Zacarias Góis, no Brooklin, zona sul de São Paulo. A mulher ainda foi asfixiada com uma toalha e um saco plástico.

>> Caso Richthofen: Onde fica e o que aconteceu com a mansão onde o crime ocorreu? Veja fotos do imóvel

Daniel e Cristian Cravinhos alegaram que tamparam os rostos das vítimas para evitar que Andreas visse a cena.

No filme A menina que matou os país, Andreas von Richthofen, irmão de Suzane, pratica aeromodelismo
No filme A menina que matou os país, Andreas von Richthofen, irmão de Suzane, pratica aeromodelismo
Reprodução/A menina que matou os pais

Após o crime, o Daniel e Suzane deixaram Cristian próximo à casa da avó, onde ele morava, e seguiram para um motel onde passaram algumas horas no local e, na volta, buscaram Andreas no cybercafé.

De volta para casa, Suzane e Andreas perceberam que a porta de casa estava aberta e o imóvel revirado, mas não subiram ao quarto dos pais.

Suzane acionou a polícia após ligar para Daniel. O policial militar que atendeu a ocorrência só informou sobre a morte do casal quando o namorado da jovem chegou. Foi ele, inclusive, quem contou a Andreas sobre o crime.

O que aconteceu com Andreas?

Andreas Albert von Richthofen e Suzane no enterro dos pais
Andreas Albert von Richthofen e Suzane no enterro dos pais
Reprodução/ Internet

Após o crime, Andreas Albert von Richthofen passou a viver com a avó, Lourdes Maganani Abdalla, e do tio, o ginecologista Miguel Abdalla Neto. O garoto passou a viver protegido contra o assédio da população em geral e da mídia.

Em 2005, o jovem foi aprovado no vestibular de Farmácia e Bioquímica da USP, em terceiro lugar, além de outras quatro faculdades, entre elas Medicina na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Suzane von Richthofen no dia do julgamento, em 2006
Suzane von Richthofen no dia do julgamento, em 2006
Reprodução/Arquivo

Andreas só falou publicamente sobre o assassinato dos pais em 2015, quando entregou uma carta a um repórter da Rádio Estadão. Na carta, ele disse apenas que compartilhava a raiva e a indignação contra os “três assassinos”.

>> Confira o que Andreas von Richthofen disse durante julgamento em 2006

Veja abaixo a carta completa:

É em nome do excelente trabalho do qual o Sr. participou, ao condenar a minha irmã Suzane Louise von Richthofen e aos irmãos Cristian e Daniel Cravinhos, e também de toda sua história na justiça brasileira que me sinto compelido a abordá-lo.

Escrevo-lhe esta mensagem por vias igualmente públicas às quais o Sr. se vale para comentar o caso da minha família. Entendo que sua raiva e indignação para com estes três assassinos seja imensa e muito da sociedade compartilha esse sentimento. E eu também. É nojento. Encare da perspectiva existencialista.

No entanto observo que o Sr. faz diversos apontamentos referindo a um suposto esquema de corrupção, do qual meu pai, Manfred Albert von Richthofen, teria participado e cujos resultados seriam contas no exterior em enormes montantes.

Gostaria que o Sr. esclarecesse essa situação: se há contas no exterior, que o Sr. apresente as provas, mostre quais são e aonde estão, pois eu também quero saber e entendo que sua posição e prestígio o capacitam plenamente para tal.

Mas que se isso não passar de boatos maliciosos e não existirem provas, que o Sr. se retrate e se cale a esse respeito, para não permitir que a baixeza e crueldade deste crime manche erroneamente a reputação de pessoas que nem aqui mais estão para se defender, meus pais Manfred Albert e Marísia von Richthofen.

O desejo de Andreas, na época, era sair do país e mudar de sobrenome, para que finalmente pudesse fugir dos olhares culpabilizadores. A vontade, contudo, nunca foi concretizada, e o único herdeiro da família Richthofen precisa desde então lidar o assédio que envolve o crime em sua história.

Em 2017, quando tinha 29 anos, Andreas Albert von Richthofen, foi detido após invadir algumas casas em São Paulo. Ao ser abordado pela polícia, dizia frases desconexas, não foi violento, parecia assustado, mas não revelou sua identidade.

Ele só foi reconhecido como o irmão de Suzane no Hospital Municipal do Campo Limpo, para o qual foi levado.

>> Suzane von Richthofen começa a ter aulas presenciais em faculdade

Usuário de álcool e maconha, ele foi levado para uma clínica especializada na recuperação de usuários de drogas.

Imóvel penhorado

Em junho deste ano, a Justiça de São Paulo determinou a penhora de um imóvel pertencente a Andreas Von Richthofen, que foi recebido de herança dos pais. O imóvel penhorado tem valor venal de R$ 676 mil contando o terreno, e de R$ 977 mil somando a construção do imóvel.

Andreas recebeu a casa, construída em 1985, no Ibirapuera, em maio de 2008, da partilha dos bens deixados por Manfred Albert Von Richthofen e Marísia Von Richthofen.

Tags

Autor