TESTAPE

Posto de testagem para a covid-19 é instalado no Aeroporto Internacional do Recife

Pernambuco tem ampliado a testagem para detectar a covid-19 na população

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 01/10/2021 às 17:37
Miva Filho/SES-PE
FOTO: Miva Filho/SES-PE

O Governo de Pernambuco instalou um novo posto de testagem para detecção de casos da covid-19 no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes. A iniciativa, anunciada nesta sexta-feira (1º), faz parte da estratégia do TestaPE, programa de vigilância do vírus que tem como um dos eixos a testagem da população em locais com grande circulação de pessoas.

"Aumentar o acesso da população à testagem para a Covid-19 é essencial no monitoramento do novo coronavírus em Pernambuco. O posto do TestaPE no Aeroporto Internacional do Recife é resultado de muitos esforços para garantir a implementação do principal eixo do Programa: ofertar testes rápidos de antígeno em pontos com grande circulação de pessoas", pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.

>> Governador de Pernambuco exige que frequentadores de igrejas tenham vacinas completas ou teste negativo de covid-19; entenda

>> Como ter acesso aos shows em Pernambuco? Necessário tomar duas doses da vacina? Testar negativo para a covid-19?

>> Veja a lista de países que flexibilizaram a entrada de brasileiros. É preciso teste de covid-19 e quarentena? Qual vacina está liberada?

Funcionamento

A estação de testagem no aeroporto funcionará de domingo a domingo, das 8h às 17h. O objetivo é testar, principalmente, os passageiros que desembarcam de voos nacionais e internacionais, assim como funcionários do complexo e transeuntes que passam pelo local diariamente.

O passageiro que realizar o teste já sai do local com o laudo do exame, que fica pronto em cerca de 20 minutos. Uma parte dos casos positivos também pode passar por coleta de RT-PCR para submeter a amostra, se possível, ao sequenciamento genético. Os casos positivos também são orientados quanto ao isolamento que deve ser cumprido.

Similar ao exame de biologia molecular RT-PCR, o teste rápido de antígeno também é feito com a coleta de material biológico da nasofaringe do paciente, com swab nasal. A diferença é que o resultado, ao contrário do RT-PCR, sai em menos de uma hora. Também não é preciso levar ao laboratório ou utilizar equipamentos complexos para saber o resultado.

A indicação é que o exame seja feito em até dez dias após o início dos sintomas, com preferência entre o terceiro e o sétimo dia. Assim como os testes moleculares de RT-PCR, o de antígeno também detecta a doença em sua fase aguda, quando a infecção está ativa e há maior risco de transmissão.

TestaPE

Além do Aeroporto, o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado, já conta com posto do TestaPE funcionando todos os dias da semana. Ainda é possível fazer o teste rápido nos centros de testagem mantidos pelo Governo do Estado no Centro de Convenções, em Olinda, no Geraldão e no Cefospe, no Recife.

Além dos locais de grande circulação de pessoas, o TestaPE oferta os testes rápidos de antígeno em outros dois eixos: na porta de entrada da rede de saúde (unidades básicas de saúde, policlínicas e as Unidades de Pronto Atendimento); e nos serviços do setor público e privado, através de parcerias com instituições do terceiro setor. A ação visa testar, nos próximos seis meses, 10% da população do Estado para detecção do vírus ativo, isolamento dos casos positivos e interrupção do ciclo da Covid-19.

Testagem itinerante

O TestaPE também terá três vans itinerantes para a realização dos testes rápidos. Os veículos devem estacionar em locais e horários variados, contemplando também eventos onde há grande circulação de pessoas.

Testagem na Bienal

Já a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece desta sexta (1º/10) até o dia 12 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, terá um estande fixo do TestaPE durante todo o período do evento literário. O ponto de testagem, que fica próximo ao portão do acesso A, funcionará das 12h às 18h para receber o público.