FATALIDADE

Mais de 8 pessoas ajudaram a retirar placa de concreto de cima de menina atingida por muro do Metrô Recife

A menina atingida pelo muro está internada em estado grave no Hospital da Restauração

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/10/2021 às 15:20
Wellington Lima/ JC Imagem
FOTO: Wellington Lima/ JC Imagem

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco vai entrar com notícia-crime contra a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife após uma menina de apenas oito anos ser atingida por uma placa de concreto que se desprendeu do muro do Metrô Recife, o bairro do Coque, na área central da capital pernambucana. O caso aconteceu no sábado (16) durante uma festa do Dia das Crianças.

“Nós estamos ingressando com um pedido de abertura de inquérito, uma denúncia crime, solicitando agilidade da Secretaria de Defesa Social para abertura de inquérito e apurar as responsabilidades criminais por esse caso. Também entramos em contato com o Ministério Público e estamos juntos nesta tarefa”, disse o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Nesta segunda-feira (18), a reportagem da Rádio Jornal foi até o local. Além da placa de concreto que caiu, o muro todo do Metrô Recife tem falhas. Placas com ferragens expostas, cimento caindo são cenas comuns.

Os moradores realizaram um protesto cobrando justiça e providências para que o drama não se repita.

Socorro à menina

A menina participava de uma festa, no sábado (16), em comemoração ao Dia das Crianças, na Avenida Central, na área central do Recife. Por volta das 13h, uma das placas do muro do metrô caiu em cima dela. Cerca de 150 crianças estavam no local, além de 20 voluntários e familiares dos pequenos.

O enfermeiro Jonata Santos, coordenador do projeto Mão Amiga, que promoveu a atividade, ajudou no socorro da criança. “Eu prestei os primeiros socorros. Eu sou enfermeiro. Assim que a gente retirou a placa de concreta, toda comunidade ajudou, porque era muito pesada, eu vi que ela estava com hemorragia e eu vi que ela tinha que ser socorrida imediatamente (...) Foram mais de oito pessoas para tirar a criança”, relembrou.

Estado da menina é grave

Procurada na manhã desta segunda, a assessoria de imprensa do Hospital da Restauração, no centro do Recife, confirmou que o estado de saúde da criança é grave. Ela passou por uma cirurgia na região do quadril no último domingo (17). Ainda não se sabe se a vítima poderá carregar sequelas.

Ela está sedada, consciente e deve permanecer com as atenções do pós-operatório por até 48 horas após o fim da cirurgia. Por enquanto, não há previsão para uma nova intervenção cirúrgica. A menina chegou ao hospital com vários traumas. O mais grave foi na região do quadril, que precisou ser operado. Segundo a assessoria de imprensa do HR, ela também teve o rosto machucado.

O que diz a CBTU?

Em um breve comunicado enviado à imprensa por volta das 9h30 desta segunda-feira (18), a CBTU disse que lamenta "profundamente" o caso. Disse também que está investigando as causas daquilo que a entidade chama de "acidente". Na nota, a CBTU também afirmou que os muros passam "por vistoria e reparos periodicamente" e disse que está prestando apoio aos familiares da vítima.

Nota da CBTU na íntegra:

"A CBTU Recife lamenta profundamente o ocorrido no último sábado, 16, quando uma placa de um muro do Metrô do Recife caiu sobre uma criança e informa que está investigando a causa do acidente. Os 71 km de vias eletrificadas do Metrô do Recife possuem muros que passam por vistoria e reparos periodicamente, inclusive para reparos de vandalismo. A CBTU informa ainda que representantes do RH foram ao Hospital da Restauração prestar apoio aos familiares."