COMEMORAÇÃO

Dia Nacional do Livro: veja como criar o hábito da leitura e os benefícios de ler mais

Dia Nacional do Livro é celebrado nesta sexta-feira (29)

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 29/10/2021 às 13:55
Rovena Rosa/Agência Brasil
FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (29), é celebrado o Dia Nacional do Livro. A data foi escolhida como homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, situada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810.

Segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a quantidade média de livros consumida pelo brasileiro é de apenas 2,5 livros inteiros por ano, sendo a Bíblia o tipo de livro mais lido pelos entrevistados e também lembrado como o mais marcante.

>> Saiba quais foram os livros mais vendidos em 2020

Como criar o hábito da leitura?

Para algumas pessoas, a leitura é um hábito que já está inserido na rotina e não há dificuldades em se prender a um bom livro. Mas para outras, se concentrar na leitura de um livro se torna um sacrifício. O ideal é que o hábito da leitura seja incentivado desde a infância.

O site Brasil Escola preparou uma lista com algumas dicas para que seja criado o hábito da leitura. Confira abaixo:

- Evite cobranças: Antes de tudo, lembre-se de que a leitura deve ser um ato de prazer e não uma pressão. Cada pessoa tem o seu ritmo, então, siga o seu. Claro que muitas vezes é preciso ler algo que os estudos ou trabalho exigem, mas, para desenvolver o hábito da leitura, é fundamental ter prazer no que se está lendo a fim de evitar o desgaste durante o tempo de leitura.

- Entregue-se à leitura: Escolha um local tranquilo para fazer suas leituras de forma que possa dedicar-se somente a elas, sem interferências ou barulhos que possam tirar sua atenção. Tentar fazer duas coisas ao mesmo tempo pode impedir que você se envolva de fato com o livro e acabe perdendo o interesse por ele.

- Estabeleça um tempo diário: Você pode impor-se um objetivo de ler por cerca de 15 a 20 minutos diários a fim de conseguir exercitar seu hábito; também pode estabelecer a leitura de uma certa quantidade de páginas ou de um capítulo diariamente.

- Troque o livro: Se você começou a ler um livro, já leu alguns capítulos, e mesmo assim não sentiu prazer, não desista por isso. Troque de livro, escolha outro gênero que possa ser mais agradável. Tente encontrar um livro que tenha uma linguagem mais clara ou aborde temas que te despertem mais interesse. Não desista se a sua primeira escolha não for a melhor.

- Carregue o livro: Durante a rotina, é comum passar alguns minutos ou até mesmo horas na fila de um banco, no ônibus, no metrô, num consultório médico ou em outros lugares que consomem nosso tempo. Para evitar o tédio da espera, ter um livro com você é uma forma prática de fazer passar o tempo e não desperdiçá-lo, além de ajudar a cultivar seu hábito de leitura.

Qual o benefício de ler mais?

Os especialistas explicam que a prática da leitura é extremamente importante para a saúde mental. Além de ser relaxante, faz bem para o exercício da memória. O hábito também é um estímulo à imaginação, que permite, pela mente, que as pessoas viajem e conheçam novos mundos.

A leitura também estimula a expansão do conhecimento, melhora o vocabulário e facilita a interpretação das palavras.