Inscrição

Como se cadastrar no Auxílio Brasil pela internet?

O Auxílio Brasil foi anunciado pelo Governo Federal para substituir o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 11/11/2021 às 7:27
Reprodução/Governo Federal
FOTO: Reprodução/Governo Federal

Com benefício médio de R$ 217,18 em novembro, o Auxílio Brasil, novo programa social criado pelo governo, começará a ser pago no próximo dia 17. Para valer definitivamente, a medida provisória (MP) do programa precisa ser aprovada pelo Congresso, até 7 de dezembro, 120 dias após a edição do dispositivo.

>> Como sei se vou receber o Auxílio Brasil em 2021? Como consultar se tenho direito? Como sei se fui aprovado? Como sei se meu CadÚnico está atualizado?

Cadastros

O Auxílio Brasil usará os cadastros do Bolsa Família e do Cadastro Único. No caso do Bolsa Família, todos os beneficiários em outubro de 2021 foram automaticamente incluídos no Auxílio Brasil, sem necessidade de recadastramento.

>> Como se inscrever no Auxílio Brasil?

Pode cadastrar pela internet?

Para aqueles que querem receber o Auxílio Brasil, mas ainda não possuem o CadÚnico, é só fazer essa inscrição, tendo os requisitos. Para isso, você vai precisar agendar atendimento junto ao CRAS ou no setor responsável do seu município. Essa inscrição é apenas presencial, não sendo possível fazê-la pela internet.

Como se cadastrar?

Quem ainda não está no CadÚnico precisa fazer a inscrição no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, comprovando a situação de pobreza ou de extrema pobreza. Ainda não está claro se quem já está registrado no CadÚnico e não se enquadra nos critérios do Bolsa Família entrará na fila para o Auxílio Brasil ou se receberá automaticamente o benefício.