Fé e devoção

Festa do Morro 2021: confira programação da festividade religiosa que acontece no Recife

A festa inicia no dia 28 de novembro e se estende até o dia 8 de dezembro

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 17/11/2021 às 15:30
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Com redução dos de casos de Covid-19, em 2021, volta a ser celebrada as tradicionais procissões de abertura e encerramento de uma das festividades religiosas mais populares do Recife, a chamada "Festa do Morro", que ocorre no Santuário Nossa Senhora da Conceição no bairro do Morro da Conceição, Zona norte do Recife de 28 de novembro a 8 de dezembro. Devido o período pandêmico, as cerimônias religiosas terão formatos diferente em respeitos as orientações da Organização Mundial da Saúde. Veja matéria:

Na 117º edição da festa, voltam os confessionários que serão montada na área externa do Santuário com atendimento das 06h às 21h, ao longo da festividade, respeitando os protocolos sanitários. A tradicional carreata de abertura, será no dia 28 de novembro com concentração marcada às 17h e saída às 18h do Parque Urbano da Macaxeira com destino ao Santuário do Morro da Conceição, ambos na Zona Norte do Recife.

>>Por que o dia de São Jerônimo, 30 de setembro, é também o dia da Bíblia, o livro sagrado dos cristãos?

A carreata de encerramento será no último dia da festa. Dia 8 de dezembro, os fies poderão se encontrar às 15h na Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, e a saída será às 16h com destino a Praça do Morro da Conceição que, de acordo com a organização do evento, será realizada a Solene Celebração de Encerramento da 117ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro. O líder da celebração, que ocorre às 19h30, será o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Medidas contra Covid-19

Será obrigatório o uso de máscaras, distanciamento social, uso de álcool 70% e das pias com água e sabão nas dependências do Santuário para higienização das mãos.

Acomodação do público

De acordo com os organizadores do evento, a estimativa é que em a cada celebração compareça uma média de 800 fiéis, sendo dispostas em 480 lugares nos bancos da Igreja e 320 lugares nas cadeiras distribuídas em torno do Santuário. Como em 2020, haverá restrições aos acessos ao Santuário e a imagem da Santa. Voluntários e profissionais de segurança vão estar posicionados nas principais entradas da Igreja para o controle e direcionamento das pessoas pelas dependências do local.

>>Conheça a história real de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife e que popularizou o escapulário

>> Padroeira do Recife Nossa Senhora do Carmo é homenageada; veja oração para pedir proteção

O Tema e lema da festividade

Em 2021, a "Festa do Morro" terá como tema "aos pés da Imaculada Conceição do Morro, somos todos irmãos", e o lema: "Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã, minha mãe". A inspiração para tal escolha foi uma carta escrita pelo Papa Francisco, na qual aponta a fraternidade e a amizade social na construção de um mundo melhor. A cada noite do novenário um capítulo do documento será explanado.

Programação

Nesta quarta-feira (17), foi divulgada a programação completa do evento. As celebrações terão inicio no próximo domingo (21). Confira:

Eventos Pré-Festa

21/11 – 9h - Santa Missa e benção dos taxistas e motoristas

Tríduo Pré-Festa -

25/11 – 19h - Santa Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento e Bênção dos amigos da Festa
26/11 – 19h - Santa Missa e encontro das comunidades da Paróquia do Morro
27/11 – 19h - Santa Missa e louvor com a juventude do Morro da Conceição

Dia 28/11 - Carreata de Abertura – Bandeira da festa
Concentração - 17h – Parque Urbano da Macaxeira

Saída – 18h - Parque Urbano da Macaxeira/ Av. Norte/ Retorno Sesc Casa Amarela/ Av. Norte/ Largo Dom Luiz/ Apenas o carro andor sobe o Morro através da Rua Itacoatiara.

Chegada – 19h30 – Solene Celebração de Abertura da 117ª Festa de N. Sra. da Conceição do Morro

Dias 29/11 a 7/12

Santas Missas 6h/ 8h/ 12h/ 16h

Novenas 10h/ 14h

Momento Mariano 18h

Novena Solene 19h30

Dia oito de dezembro (Imaculada Conceição)

Santa Missa fora do Santuário (Praça do Morro)

0h / 2h / 4h / 6h / 8h / 10h / 12h /14h

Santa Missa dentro do Santuário

1h/ 3h/ 5h/ 7h/ 9h/ 11h/ 13h/ 15h

Dia 8/12 - Carreata de Encerramento – Imagem da Santa

Concentração - 15h – estacionamento da Prefeitura do Recife

Saída – 16h - estacionamento da Prefeitura do Recife / Ponte do Limoeiro/ Av. Norte/ Largo Dom Luiz/ Apenas o carro andor sobe o Morro através da Rua Itacoatiara.

Chegada – 19h30 – Solene Celebração de Encerramento da 117ª Festa de N. Sra. da Conceição do Morro.