Entretenimento

Camila Queiroz: Angel morreria? Briga com Walcyr Carrasco? Netflix? veja o que tem de 'secreto' na saída de atriz da Globo

Camila Queiroz interpretava Angel, a protagonista da novela Verdades Secretas, e teve uma saída conturbada da emissora

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 18/11/2021 às 9:54
Divulgação/ Globoplay
FOTO: Divulgação/ Globoplay

O nome da novela que consagrou Camila Queiroz na TV Globo parece uma ironia com o fim do contrato entre a atriz e a emissora carioca. A atriz não renovou o contrato por mais sete dias e, por isso, não vai participar das cenas finais da história. Na guerra de versões e notas divulgadas à imprensa, há ainda vários pontos sem explicação. Isto é: há "verdades secretas" na briga que causou a saída da principal personagem logo no final da trama. Uma delas - talvez a principal - está relacionada ao desfecho de Angel no folhetim. Outro ponto intrigante são os termos do contrato da atriz.

Na nota divulgada pela assessoria de imprensa de Camila Queiroz, chamou atenção o fato da atriz ter deixado claro sua insatisfação com os rumos que a história de sua personagem tomou. No texto, a equipe da intérprete de Angel diz que "a sinopse que lhe foi entregue era totalmente diferente dos rumos que a história tomou" e que "a atriz continuou gravando confiante de que o teor da trama seria encaminhado para o final original que havia sido combinado desde o princípio". "Contudo", continua a nota: "a atriz foi surpreendida quando recebeu as últimas cenas para gravação, momento em que percebeu que os rumos da novela seriam de fato alterados".

Atriz pode escolher final de personagem?

A resposta é: não. Aqui, vale uma explicação técnica sobre o que acontece na produção de uma telenovela. Diferente de peças de teatro e de filmes, que são consideradas "obras fechadas", novelas são "obras abertas". Isto é, como a novela dura meses e é escrita e gravada enquanto é exibida, as ideias iniciais do próprio autor podem ir sofrendo mudanças ao longo do tempo. A TV Globo, inclusive, costuma fazer constantes pesquisas para saber se os telespectadores estão gostando ou não dos rumos da trama e os capítulos são escritos sofrendo interferência da "vontade" do público. O foco é a audiência e, não, o que o autor, um diretor ou - menos ainda - um ator ou atriz quer.

Por esta razão, tecnicamente, não caberia à Camila Queiroz opinar ou decidir o final da personagem que ela interpretava. Na nota divulgada pela TV Globo, a emissora argumenta que a atriz quis determinar o fim da personagem. "Camila Queiroz quis determinar o desfecho da personagem Angel e exigiu um compromisso formal de que faria parte de uma eventual terceira temporada da obra, além de outras demandas contratuais inaceitáveis", diz trecho da nota da emissora.

Angel morreria?

No entanto, há um ponto bastante relevante nesta polêmica: de acordo com a atriz, havia a promessa de que ela estaria em uma terceira temporada da história. "A diretoria da casa chegou a enviar para a assinatura da atriz um pré contrato manifestando explicitamente o seu interesse de mantê-la na terceira temporada de Verdades Secretas como protagonista", diz a nota enviada pela equipe de Camila.

Ora, se havia a promessa de que Camila estaria na terceira temporada da história, mas "os rumos da novela seriam de fato alterados" no fim da segunda temporada, é provável que a personagem Angel não estivesse na terceira temporada porque morreria. Outra hipótese levantada é de que Angel poderia viajar para encerrar a participação da personagem na história.

Com base nos padrões de produção de uma novela, mas levando em consideração também o que pode ter sido acordado no contrato da atriz que - se de fato recebeu a promessa de estar em uma terceira temporada da história pode, por exemplo, ter negado outros trabalhos, em outras empresas -, apenas a retirada da personagem da história (seja por morte ou por viagem) pode explicar racionalmente a insatisfação tão veemente da atriz, a ponto de não aceitar gravar as cenas finais da história.

Contrato polêmico

Há alguns anos, a Globo vem readequando contratos de vários de seus funcionários. Na maioria dos casos, atores e atrizes estão precisando aceitar terem contratos picotados e recebem por obra que participam. Apesar disso, segundo a nota enviada pela assessoria de Camila Queiroz, a atriz acredita foi punida por ter "exclusivamente pelo fato de ter tomado a decisão unilateral de readequar o formato de seu contrato com TV Globo no passado, decisão essa que não partiu da empresa, como foi divulgado à época".

O problema, no entanto, é que Camila assinou com a Netflix enquanto ainda tinha compromissos com a Globo. Enquanto gravava Verdades Secretas 2, a atriz gravou na concorrente o filme De Volta aos 15 e o reality Casamento às Cegas. Por causa do filme, ela precisou se ausentar das gravações na Globo, para filmar na França, segundo o portal Metrópoles. Também por causa da Netflix, a atriz não podia fazer mudanças no visual, informou a reportagem. Tudo isso teria causado revolta de diretores da emissora.

Adversidades?

No texto divulgado por Camila, a atriz diz que passou por adversidades durante gravação de Verdades Secretas 2. "Mesmo com todas as adversidades a atriz nunca se recusou a gravar, e tentou de forma persistente contornar as adversidades junto a empresa de comum acordo, o que infelizmente não foi possível", disse a equipe de Camila. Não está claro sobre quais "adversidades" a atriz sofreu. A TV Globo é considerada por especialistas no assunto uma das emissoras com maior qualidade técnica, estrutural e de pessoal, por isso causa intriga por parte de internautas a quais dificuldades Camila se refere.

Briga com Walcyr Carrasco

Não se sabe exatamente a quem Camila reclamou sobre seu final na novela que é escrita por Walcyr Carrasco. Depois do anúncio de que a atriz estava fora da novela, circulou da imprensa relatos de que o autor disse que, a depender dele, Camila nunca mais trabalha na Globo.