Enem 2021

Checklist do Enem 2021: O que tem que levar? A caneta deve ser preta? Horário de fechamento do portão? Pode levar lápis?

Neste domingo, 21 de novembro, estudantes respondem 45 questões e fazem redação

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 19/11/2021 às 10:34
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Está inscrito e vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano de 2021? Então, a poucos dias do início das provas, que tal checar se está tudo certinho para não ter problemas na hora de responder as questões? Nesta reportagem, preparamos um checklist para que os estudantes possam confirmar que já separaram tudo que é necessário para o local da prova e também reforçar os horários. Vamos lá?!

PRIMEIRO: Antes de sair de casa, separe esses produtos que são obrigatórios...

1. Canetas na cor preta! O Enem não aceita que os participantes respondam o gabarito com outras cores de caneta nem com lápis grafite. O material da caneta deve ser de cor transparente. Vale levar mais de uma caneta (sempre na cor preta e feita em material transparente) para você não ter problemas caso uma quebre ou comece a falhar no meio da prova.

 

2. Documento de identificação com foto! O estudante só faz a prova se apresentar a carteira de identificação. Os participantes devem apresentar os documentos originais, com foto. Não são aceitos documentos digitais. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade, a CNH, o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

 

3. Máscara porque a pandemia não acabou! Assim como no ano passado, neste ano de 2021, os estudantes devem realizar a prova usando máscaras de proteção contra o novo coronavírus. A orientação é que os estudantes também levem mais de uma máscara para o dia da prova. Se você espirrar, tossir ou se a máscara começar a ficar úmida por outros motivos, é necessário trocá-la. Uma dica interessante é usar máscaras do tipo PFF2 (ou N95), que, além de maior percentual de filtragem, também são mais resistentes e podem ser usadas por mais tempo do que as de pano.

Além disso, recomenda-se...

4. Álcool! Não é obrigatório e os locais de prova terão pontos para higienização das mãos, mas os estudantes também podem levar frascos com álcool liquido ou em gel individuais.

5. Leve o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso! Não é obrigatório, mas se recomenda que os estudantes imprimam o cartão. Nele, está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante e pode ser usado caso haja algum problema no momento da entrada do estudante no local da prova.

6. Comida! Para algumas pessoas, esse é, com certeza, o primeiro item separado, né?! Mas isso é normal! O tempo de duração da prova é elevado e muita gente precisa se alimentar enquanto faz as questões. Então, separe comidas leves e não muito gordurosas. Atenção: não é necessário levar a comida em embalagens transparentes, mas, de acordo com o edital do exame, os aplicadores podem revistar a comida dos estudantes.

Confira entrevista com nutricionista falando sobre o que comer durante o Enem:

Horário! Atenção!

Não perca o horário! Os portões serão abertos às 12h (meio-dia) e fecharão às 13h. Ou seja, os estudantes podem entrar nas escolas onde as provas são aplicadas entre 12h e 13h. Como já foi visto em anos anteriores, os aplicadores costumam ser extremamente pontuais e fecham os portões, impreterivelmente, às 13h. Depois que os portões são fechados, não há negociação.

Mesmo que o atraso do estudante seja por menos de 1 minuto, uma vez fechados, os portões não voltam a ser abertos. Então, o recomendado é que os estudantes saiam de casa com bastante antecedência. Fica a dica: calcule com cuidado o tempo de deslocamento entre a sua casa e o local da prova e, se for caso, opte por chegar cedo.

A aplicação da prova propriamente dita é às 13h30.

O que não pode levar?

Os candidatos não podem portar, durante o exame, nenhum dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similares; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.

Também não podem ter em mãos fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. São ainda itens proibidos óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações; protetor auricular, relógio de qualquer tipo.

Esses objetos, caso o estudante leve para o exame, devem ser colocados dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas. A Declaração de Comparecimento também deve ser colocada dentro do envelope. O envelope deve ser lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local.

Dicas para ficar tranquilo na hora da prova:

Enem 2021

O Enem será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro para mais de 3 milhões de estudantes em todo o país. No primeiro dia de prova, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, matemática e ciências da natureza. Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante.

O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.