Movimento

Psicologia em Movimento: a pandemia acabou?

O colunista Sylvio Ferreira falou sobre o tema no programa Movimento Cultural

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 11/09/2020 às 17:29
Reprodução / Internet
FOTO: Reprodução / Internet

Em vários países a pandemia ainda se faz presente, revelando alto poder de contágio e letalidade. Embora as estatísticas apontem também queda no contágio e no número de mortes, em vários países do mundo. Nos países da Ásia, os primeiros a enfrentarem o drama do covid-19, e nos países da Europa, especialmente.

Não por menos a Organização Mundial de Saúde não cessa de divulgar informações alertando os governantes para os riscos efetivos do ressurgimento de ondas pandêmicas, em várias regiões do planeta. Em.resumo, a pandemia do covid-19 não só não acabou, continua ceifando vidas, e ameaça retornar com o poder de destruição talvez ainda maior. Mas se essa é a preocupação das autoridades sanitárias, a começar pela OMS, e de diversos governantes pelo mundo afora, na prática efetiva do comportamento das pessoas, a sensação que temos é que a pandemia acabou.

Haja vista o feriado nacional celebrado no dia 7 de setembro, dia da independência do Brasil. O que observamos, de ponta a ponta do país, foram as praias superlotadas de gente e as estradas super congestionadas de carro, em direção às praias, longes dos centros urbanos, ou em direção as cidades rurais. Pelas imagens divulgadas pelos meios de comunicação, a maioria das pessoas sem dar a mínima para os chamados equipamentos de segurança ou proteção, como o uso de máscaras, por exemplo.

Sobre o assunto, o apresentador Marcelo Araújo conversou com o psicólogo Sylvio Ferreira, no programa Movimento Cultural.

Ouça a coluna na íntegra: