Movimento

Psicologia em Movimento: educação e leniência, educação e negligência

O colunista Sylvio Ferreira falou sobre o tema no programa Movimento Cultural

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 13/10/2020 às 20:37
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

Nas sociedades atuais é comum, para muitos pais, os filhos serem corretos, perfeitos, exemplos do que existe de melhor em termos de educação. Nesse jogo de espelhos, entre pais e filhos, o risco é grande, em termos do comprometimento da saúde psíquica da família. Haja vista que a perfeição narcisista de uns é projetada sobre o outro.

Só aqueles que se encontram às portas da insanidade, ou já atravessaram o seu rubicão, consideram a si e os filhos infalíveis, no sentido de serem criaturas perfeitas, que nunca erram e andam sempre por caminhos certos. Mas essa não é a única forma de proceder equivocadamente na educação dos filhos, na atualidade. Há pais que amam os seus filhos, mas não têm o menor empenho em educá-los.

Há ainda os pais que não estão nem aí para a educação ou formação dos filhos, nem sequer se preocupando com questões básicas na formação de qualquer criança, como os bons modos e a higiene pessoal.

Sobre o assunto, o apresentador Marcelo Araújo conversou com o psicólogo Sylvio Ferreira, no programa Movimento Cultural.

Ouça a coluna na íntegra: