IDENTIDADE

Lina do BBB 22: Linn da Quebrada é primeira travesti do BBB; saiba diferença entre travesti e mulher transexual

Lina Pereira, ou Linn da Quebrada, entrou no BBB 22 nesta quinta-feira (20) após cumprir isolamento porque testou positivo para a covid-19

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 20/01/2022 às 14:38 | Atualizado em 20/01/2022 às 16:22
Análise
Reprodução/Instagram
Cantora, Linn da Quebrada participou na última edição do Big Brother Brasil - FOTO: Reprodução/Instagram

A atriz e cantora Lina Pereira, mais conhecida como Linn da Quebrada, 31, já chegou no BBB 22. A artista entrou na casa do Big Brother Brasil nesta quinta-feira (20) após cumpriu isolamento em um hotel por ter testado positivo para a covid-19. 

Lina do BBB 22 é a primeira travesti a participar do Big Brother Brasil. Antes dela, a participante Ariadna Arantes, que se identifica como mulher transexual, havia representado a comunidade trans no reality show da TV Globo. 

Veja a entrada da sister no BBB 22:

Qual a diferença entre travesti e mulher transexual?

Os estudiosos explicam que travesti e mulher transexual são identidades de gênero distintas. Se você tiver dúvida sobre como alguém se identifica, havendo um contexto, pergunte como esta pessoa se identifica. Além disso, desrespeitar o nome e o gênero com o qual a pessoa se identifica é transfobia. 

Travesti é um termo usado exclusivamente na América Latina. A identidade ressignifica o sentido de uma palavra que, historicamente, foi usada de forma pejorativa e marginalizada. Travesti é aquela pessoa que não necessariamente se identifica como mulher, fugindo assim da binariedade dos gêneros (feminino e masculino).

Já a mulher transexual é aquela pessoa que nasceu com o gênero ao qual não se identifica: masculino. Assim, ela se identifica como mulher e deve ser tratada também com pronomes femininos ou neutros, se assim optar.

Nome social 

Em janeiro de 2022, Linn da Quebrada compartilhou nas redes sociais a mudança de seus documentos, que agora constam com seu nome social, Lina Pereira. 

Carreira

Linn da Quebrada é uma cantora brasileira natural de São Paulo. Sua carreira musical ganhou visibilidade em 2017, quando lançou a faixa, “Enviadescer”. A cantora e compositora já lançou dois álbuns, Pajubá (2018) e Trava Línguas (2021). 

Suas músicas traem mensagens de combate à transfobia, expõem a dura vivência da população transexual, além de brincar com temas como sexo. 

Como atriz, Linn da Quebrada estrelou o documentário Bixa Travesty, premiado filme de Kiko Goifman e Claudia Priscilla. A artista também integrou o elenco da série “Segunda Chamada” (Rede Globo).

Linn da Quebrada também é apresentadora e comandou por três temporadas, ao lado de Jup do Bairro, artista transexual, o programa TransMissão, no Canal Brasil, que entrevistava diferentes convidados semanalmente.

Veja também:

Após ganhar a primeira prova de resistência do BBB22, Bárbara mandou um recado bem humorado durante uma conversa com um dos brothers da cozinha; confira o que a sister disse:

Comentários