TRISTEZA

Chuvas em Petrópolis: mais de 60 mortos já foram contabilizados na tragédia

Petrópolis foi devastada por fortes chuvas que caíram na cidade nesta segunda-feira (15)

Ísis Lima Agência Brasil
Ísis Lima
Agência Brasil
Publicado em 16/02/2022 às 17:29 | Atualizado em 17/02/2022 às 10:06
Notícia
Tânia Rêgo/Agência
A cidade de Petrópolis fica em região de encosta e é propícia a cheias e deslizamentos - FOTO: Tânia Rêgo/Agência

Os desabamentos e alagamentos causados pela enxurrada que atingiu Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, causaram a morte de pelo menos 66 pessoas, de acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Até o momento, 21 vítimas foram resgatadas com vida. As ações ocorrem desde a noite desta terça-feira (15).

Em nota, o governador Cláudio Castro diz que se trata de uma situação "quase que de guerra" e que toda a equipe do governo está mobilizada: Corpo de Bombeiros, secretarias e demais órgãos do estado.

"Atuamos no resgate e salvamento de vítimas, desobstruindo estradas, atendendo pessoas que perderam seus bens, com medicamentos e remoções, entre outras ações", diz a nota.

Uma grande equipe está concentrada no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra, onde o governo acredita ter o maior número de vítimas ainda soterradas. São 400 militares mobilizados e atuando em 44 pontos atingidos pelo temporal.

Foi montado um hospital de campanha com 10 leitos onde as vítimas recebem o primeiro atendimento.

Moradores acolhidos em escolas 

Mais de 180 pessoas que moram em áreas de risco foram acolhidas em escolas e recebem suporte de profissionais das áreas da saúde, educação, agentes comunitários, além da Defesa Civil.

A Delegacia de Descoberta de Paradeiros realiza atendimento especializado às famílias que buscam informações de desaparecidos e registros de ocorrência. Os familiares estão sendo acolhidos e atendidos na Sala Lilás do posto.

Em atualização do boletim meteorológico, a Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento no município.

A Defesa Civil reforça que a cidade segue em Estágio Operacional de Crise e orienta que a população fique atenta aos informes e alertas que podem ser atualizados a qualquer momento. Em caso de emergência as pessoas devem ligar para o 199.

Vídeos mostram destruição da chuva

Petrópolis é uma cidade turística na região serrana do Rio de Janeiro e tem cerca de 300.000 habitantes. Todos os anos, milhares de turistas visitam a cidade em busca de história, passeios pela natureza e um clima mais ameno em relação ao litoral fluminense.

Em janeiro de 2011, mais de 900 pessoas morreram na região serrana do estado do Rio devido às fortes chuvas, que causaram inundações e deslizamentos de terra em uma vasta área, incluindo Petrópolis e as vizinhas Nova Friburgo, Itaipava e Teresópolis.

Veja os vídeos da tragédia recente na cidade: 

 

Comentários