bbb 22

BBB 22: Saiba o que é 'Gaslighting', termo que subiu nos trends após o Jogo da Discórdia

O termo ficou nos assuntos mais comentados do Twitter após o Jogo da Discórdia

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 22/03/2022 às 10:19
Notícia
Reprodução / TV Globo
Internet acusou Arthur Aguiar de manipular informações durante o Jogo da Discórdia na segunda-feira (21) - FOTO: Reprodução / TV Globo

O Jogo da Discórdia da noite de segunda-feira (21) causou polêmica entre os internautas que acompanham o BBB 22.

Através das redes sociais, a audiência acusou Arthur Aguiar de usar da prática de Gaslighting com algumas sisters durante a dinâmica.

O termo ficou nos assuntos mais comentados do Twitter horas após o fim da edição.

O que é Gaslighting?

O termo Gaslighting é definido em inglês, segundo o dicionário Cambridge, como “a ação de enganar ou controlar alguém, fazendo-o acreditar em coisas que não são verdadeiras”.

De acordo com especialistas na área de psicologia, a tática, que ainda não tem tradução específica para o português, é usada normalmente por homens contra mulheres.

.

A prática do Gaslighting acontece envolvendo mentiras, distorção de realidade e omissão de informações. Nesses tipos de ataque, é comum a vítima ouvir que está ficando louca ou que está exagerando. 

O efeito esperado por quem prática Gaslighting é confundir a vítima e fazer com que ela se sinta a culpada por todas as coisas que estão acontecendo.

Arthur e Laís

O público do BBB 22 se revoltou, em especial, com as atitudes de Arthur envolvendo Laís. A sister chegou até mesmo a admitir que se sente diminuída nos embates com o ator. 

"Te acho arrogante por isso porque só você sabe falar, não erra nada. Comigo, você diz que não sei o que estou falando, que dou show, que sou rasa e me diminui“, ressaltou Laís durante o Jogo.

Dentre os internautas que criticaram a atitude de Arthur, a ex-BBB Ana Paula Renault foi uma das primeiras a declarar seu descontentamento. 

"Perturbadoras as falas do Arthur. Gaslighting total. Manterrupting. Que gatilho horroroso”, desabafou no Twitter.

O Manterrupting, citado por Ana Paula, também é outro termo cunhado por feministas americanas. A palavra representa a atitude de um homem interromper uma mulher com frequência para demonstrar superioridade. 

No entanto, outra parte dos internautas não concordou com as acusações feitas, alegando que Arthur estaria apenas argumentando dentro do jogo e que Laís costuma distorcer algumas situações que acontecem dentro da casa.

Comentários