bbb 22

FESTA DO LÍDER BBB 22: Entenda o que é a cultura ballroom, tema da festa de Linn da Quebrada

Os bailes de ballroom são espaços históricos de acolhimento a comunidade LGBTQIA+

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 31/03/2022 às 8:27 | Atualizado em 31/03/2022 às 16:49
Notícia
Reprodução / TV Globo
Festa da líder Lina aconteceu nessa quarta-feira (30) - FOTO: Reprodução / TV Globo

A festa da líder Linn da Quebrada aconteceu na noite de quarta-feira (30) e animou os brothers durante toda a madrugada da quinta-feira (31). 

Como é tradição no Big Brother Brasil, o líder da semana pode escolher um tema para a sua comemoração especial.

Na sua vez de celebrar, Lina escolheu o tema 'House of Quebrada', em alusão a cultura de ballroom, que teve origem nos anos 1960 em Nova York.

Os bailes de ballroom são espaços que vão além do conceito de uma simples festa. Esses locais surgiram nas periferias da cidade, como ambientes de acolhimento e integração para a comunidade LGBTQIA+ e QUEER. 

A cultura carrega importância principalmente para mulheres travestis e transexuais, consideradas as matriarcas da cena de ballroom.

 .

Reprodução / Divulgação
Série Pose é inspirada na cultura de Ballroom em Nova York e relata a vida das pessoas que participavam dos bailes - Reprodução / Divulgação

Foram essas mulheres que observaram a necessidade de criar ambientes específicos para que a comunidade pudesse existir sem exclusão e preconceito. 

Nas festas ballroom, muitos jovens que eram expulsos de casa ou enfrentavam problemas com os pais, sentiam-se acolhidos e encontravam um lugar seguro para ficar.

Foi dessa forma que famílias afetivas acabaram se formando, as famosas "houses" têm, na maioria da vezes, uma travestir ou mulher transexual como chefe da família, as "mothers".

Essas famílias recebiam o nome da matriarca, como foi o nome do tema da festa de Linn: "House of Quebrada"

.

Ainda que tenham começado a aparecer no início da década de 1960, foi anos 1980 que os eventos de ballroom ganharam sua maior fama.

Nas celebrações, era comum que as pessoas disputassem categorias em desfiles temáticos onde as "houses" exibiam todo o seu poder com roupas extravagantes e coreografias elaboradas.

Após as apresentações, existe o julgamento, feito por uma bancada de jurados, e o vencedor ganha um troféu e toda a honra para a sua "house".

A entrada de Linn na festa representou bem esses momentos de desfile. A sister performou em frente a uma mesa de 'jurados' que tinham placas com notas para avaliar o desempenho de Linn.

A música que embalou o momento também representa um ponto importante da cultura de bailes, Vouge de Madonna, virou um hino das festas ballroom e inspirou até mesmo um estilo especifico de dança. 

A expressão "ten, ten, across the board" ou "dez, dez, em todo o painel" ficou famosa por ser uma frase utilizada para elogiar as melhores performances e inspirou a música "Category Is" da Drag Queen RuPaul.

Os bailes também inspiraram outras grandes tendências da cultura pop, como o programa "RuPaul's Drag Race" (2009), criado por RuPaul e a série americana "Pose" (2018), que retrata a vida dos jovens que participavam da cultura de ballroom em Nova York.

Comentários