Big Brother Brasil

BBB 22: O que é capacitismo? Termo citado por Natália no Jogo da Discórdia gera polêmica

Termo usado por Natália gerou polêmica e dúvidas no telespectador

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 05/04/2022 às 0:14
Notícia
Reprodução / TV Globo
Natália se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais - FOTO: Reprodução / TV Globo
Leitura:

Durante o Jogo da Discórdia nesta segunda-feira (4), no Big Brother Brasil (BBB 22), Natália estava justificando suas atitudes para Gustavo quando utilizou um termo capacitista.

Na ocasião, a sister falava: "A gente não é burra, não é retardado... Não é retardado, perdão, isso é capacitismo", se corrigiu em seguida ao erro. Mas afinal, o que é capacitismo?

.

O que é capacitismo?

Após o erro de Natália, o termo ganhou espaço nos debates nas redes sociais e causou reflexão diante do assunto.

Em entrevista à CNN Brasil, Lau Patón, escritora e co-fundadora da empresa PONTE Educação para a Diversidade, explicou o seu ponto de vista sobre o tema.

“O capacitismo é a ideia de que pessoas com deficiência são inferiores àquelas sem deficiência, tratadas como anormais, incapazes, em comparação com um referencial definido como perfeito”, relatou.

O termo retardado

O termo capacitista utilizado por Natália foi 'retardado'. Por que usar esse termo é errado?

A palavra é utilizada no cotidiano por muitas pessoas no tenor pejorativo quando quer associar a palavra a algo 'estúpido' ou 'ignorante', por exemplo.

No entanto, esse termo ofende pessoas portadoras da síndrome de Down se sentem ofendidas com esses comentários, já que envolve um termo que representa suas alterações genéticas.

Comentários

Mais Lidas