EDUCAÇÃO

Mozart Neves: 'ensino técnico é um dos caminhos' para manter jovens em instituições de ensino

O especialista disse que é preciso fazer um grande esforço para manter os jovens brasileiros em instituições de ensino

Fellipe Leandro
Fellipe Leandro
Publicado em 30/01/2019 às 19:07
Reprodução/YouTube
FOTO: Reprodução/YouTube

Na coluna ‘Radar – Educação’ desta quarta-feira (30), Mozart Neves - diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna - conversou com Wagner Gomes sobre o fato do Ministério da Educação (MEC) querer alterar alguns pontos da reforma do ensino médio, que foi aprovada recentemente, no final do mandato do ex-presidente Michel Temer. O especialista disse que é preciso fazer um grande esforço para manter os jovens brasileiros em instituições de ensino.

“Nós precisamos fazer um enorme esforço para que esses jovens possam dar prosseguimento aos seus estudos”, disse Mozart. Ele ainda falou sobre o ensino técnico, que para o Governo Federal é tido como uma forma de inserir os jovens mais rapidamente no mercado de trabalho. “Entendo que o ensino técnico profissionalizante é um dos caminhos”, afirmou.

Sobre a declaração do Ministro da Educação Ricardo Vélez de que a “ideia de universidade para todos não existe”, o diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna se mostrou preocupado.

“A única coisa que me preocupa quando o ministro coloca essa opção e ao mesmo tempo afirma que a ideia de 'universidade para todos' não existe, neste ponto eu tenho alguma preocupação porque eu acho que a larga maioria dos jovens tem como sonho ingressar no ensino superior, essa é a cultura de nosso País”, analisou.

Mozart ressaltou a importância de se criar mecanismos de prosseguimento de estudos para além do ensino médio. “Para que o jovem não fique na ociosidade e não ingresse naquilo que nós não queremos que é exatamente engrossar as fileiras dos 'nem nem', que nem estudam, nem trabalham”.

Confira a coluna 'Radar - Educação' na íntegra: