Eleições

ELEIÇÕES 2022: Quais cargos vão disputar as eleições de 2022?

Conheça os cargos que vão disputar nas eleições deste de 2022

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 24/05/2022 às 17:44
Notícia
Abdias Pinheiro/SECOM/TSE Política
TSE apresentou novo modelo da urna eletrônica - FOTO: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE Política

O primeiro turno das eleições de 2022 já está com data marcada para o dia 2 de outubro. Neste período, todos os brasileiros precisam decidir em qual dos cinco cargos diferentes pretendem votar. Confira agora quais são os cargos que estão disputando nas eleições deste ano. 

.

QUAIS CARGOS VÃO DISPUTAR AS ELEIÇÕES DE 2022? 

Os cargos que vão disputar as eleições deste ano são: deputado estadual, deputado federal, senador, governador do estado e Presidente da República. Agora, confira o papel de cada cargo: 

DEPUTADO ESTADUAL

O deputado estadual é o cargo da política brasileira que atua como representante da população no Legislativo estadual. É eleito para um mandato de quatro anos e atua nas Assembleias Legislativas, instituições presentes em todos os estados brasileiros.

DEPUTADO FEDERAL

O deputado federal atua principalmente no Legislativo e tem como papel ser o representante da população na Câmara dos Deputados. Eles são eleitos para um mandato de quatro anos, com possibilidade de reeleição de maneira indefinida.

SENADOR

Senador é um cargo da política brasileira que ocupa espaço no Legislativo Federal, representando a Câmara Alta do Congresso Nacional. Os senadores são eleitos pelo voto popular, para mandatos de oito anos. O senador é decidido para aquele que tiver mais votos da população.

GOVERNADOR DO ESTADO

O governador do estado representa a autoridade que assume o governo estadual. É responsabilidade do governador a administração e gestão do estado pelo qual acabou sendo eleito.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O presidente da República é a autoridade máxima do Brasil e também o chefe do Executivo. Atualmente, essa função se encontra nas mãos de Jair Bolsonaro.

Comentários