Eleições 2022

VOTO EM TRÂNSITO: Como fazer? Posso votar em todos os cargos? Entenda como votar nas eleições 2022 se não estiver na sua cidade

Primeiro e segundo turno das eleições 2022 acontecem em outubro; se você estiver viajando, poderá viajar; veja como fazer

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 19/07/2022 às 11:23 | Atualizado em 19/07/2022 às 11:25
Notícia
Elza Fiúza/ABr
O resultado da votação referente ao segundo turno das Eleições de 2022 será divulgado ainda neste domingo (30) - FOTO: Elza Fiúza/ABr

Eleitores que preveem que, nos dias 2 e/ou 30 de outubro, vão estar fora da cidade onde costumam votar  podem pedir à Justiça para votar em trânsito. A solicitação é gratuita, mas precisa ser feita até o dia 18 de agosto. 

Para fazer o voto em trânsito, o eleitor precisa ir até um cartório eleitoral e informar a cidade onde estará durante a eleição. Não é possível fazer a solicitação pela internet. 

O primeiro turno das eleições acontecerá no dia 2 de outubro. Um eventual segundo turno acontecerá em 30 de outubro.

Todas as capitais e cidades com pelo menos 100 mil eleitores terão estrutura para receber os votos em trânsito. É necessário levar os documentos de identificação para efetivar a votação. 

PODE VOTAR EM TRÂNSITO PARA TODOS OS CARGOS EM DISPUTA?

Se o eleitor estiver viajando para uma cidade localizada no mesmo estado do seu domicílio eleitoral, é possível votar para todos os cargos: presidente da República, governador, deputado estadual, deputado federal e senador. 

>>> ELEIÇÕES: Primeiro debate na TV com Lula, Bolsonaro e outros candidatos à Presidência é marcado; veja onde assistir e quando, clicando aqui.

No entanto, se o eleitor estiver viajando para outro estado, só será possível votar para presidente da República.

Se a viagem for internacional, o eleitor só poderá votar se tiver cadastrado na embaixada do país em questão. O prazo para a solicitação de votação em outro país acabou em maio. 

Caso o eleitor não faça a votação em trânsito, é necessário justificar a ausência no dia da votação. 

.

Comentários