Eleições 2022

Quem vai ser o vice do Lula? Geraldo Alckmin foi escolhido; entenda motivo e biografia do candidato

Geraldo Alckmin é médico e já foi governador de São Paulo; agora no PSB, é o vice na chapa de Lula

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 22/07/2022 às 11:58 | Atualizado em 21/09/2022 às 8:40
Notícia
RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO
Alckmin e Lula durante reunião entre as diretorias do PT e do PSB sobre aliança para as eleições de 2022 - FOTO: RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO

Antigo adversário de Lula enquanto esteve no PSDB, Geraldo Alckmin foi para o PSB e, agora em 2022, é o candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo petista. 

Conheça a biografia de Geraldo Alckmin

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho nasceu em 7 de novembro de 1952, em Pindamonhangaba, interior de São Paulo (mesma cidade onde nasceu o também candidato à presidência Ciro Gomes do PDT). 

A mãe de Geraldo Alckmin, a professora Myriam Penteado Rodrigues Alckmin, morreu quando o filho tinha apenas 9 anos de idade. O menino foi, então, criado pelo pai, o veterinário Geraldo José Rodrigues Alckmin, em uma fazenda. As informações são da Infomoney. 

Geraldo se formou em medicina pela Universidade de Taubaté (Unitau), no Vale do Paraíba.

.

Acervo/JC Imagem
Geraldo Alckmin (PSDB) será o candidato com maior tempo no horário eleitoral - Acervo/JC Imagem

Vida política de Geraldo Alckmin

Já em 1972, Alckmin foi eleito vereador de Pindamonhangaba, pelo MDB, oposição à Ditadura Militar. Em 76, venceu a eleição para prefeito e, no ano seguinte, tomou posse e se formou em medicina. 

Na década seguinte, Alckmin foi eleito deputado estadual e, na eleição seguinte, deputado federal. Em 1998, foi para o PSDB. 

No partido dos tucanos, Alckmin foi governador do Estado mais rico do país, São Paulo, por 4 vezes. 

.

Vida pessoal de Geraldo Alckmin

Reprodução
Geraldo Alckmin e Lu Alckmin - Reprodução

Geraldo Alckmin é casado com Lu Alckmin desde 1979. Eles são pais de Sophia e Geraldo. Um terceiro filho do candidato, Tomaz Alckmin, morreu em 2015 em um acidente de helicóptero em São Paulo. Alckmin tem duas netos e dois netos. 

Aliança com Lula

Alckmin saiu do PSDB e foi para o PSB, onde se aliou ao ex-presidente Lula (PT) e ocupa um espaço estratégico de acenar para setores mais conservadores da sociedade, que não estejam satisfeitos com o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Comentários