Marília Arraes se aproxima de vitória no 1º turno, mostra pesquisa; veja o que falta para liquidar eleição

A neta do ex-governador Miguel Arraes está bem perto de liquidar a fatura ainda no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 29/07/2022 às 9:27 | Atualizado em 29/07/2022 às 11:13
PH Reinaux/Solidariedade
Marília Arraes (SD), pré-candidata ao governo de Pernambuco - FOTO: PH Reinaux/Solidariedade

A deputada federal e pré-candidata ao Governo de Pernambuco Marília Arraes (SD) pode vencer a disputa no primeiro turno das Eleições 2022. 

É o que aponta a Pesquisa Eleitoral em Pernambuco realizada pelo instituto Conectar. O levantamento foi divulgado com exclusividade pelo Blog de Jamildo nesta sexta-feira (29).

A neta do ex-governador Miguel Arraes está bem perto de liquidar a fatura ainda no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno.

.

Segundo a pesquisa eleitoral, Marília Arraes cresceu três pontos percentuais desde a última pesquisa, chegando a 36% de intenção de voto.

A soma dos demais adversários é 38% o que, levando-se em conta a margem de erro de 3,1 pontos percentuais, pode dar a pré-candidata uma vitória no primeiro turno.

Isso porque, a deputada do Solidariedade está com 48,65% dos votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e indecisos. Pela margem de erro ela pode chegar a 51,75%.

Para vencer a eleição no primeiro turno, é necessário que um candidato tenha 50% dos votos válidos mais um, o que se aplicaria a Marília Arraes pela margem de erro.

PESQUISA ELEITORAL PERNAMBUCO

Ainda assim, a pesquisa eleitoral mediu a intenção de voto para cenários de segundo turno da disputa pelo Governo de Pernambuco. Confira aqui o resultado apontado pelo instituto.

PESQUISA ELEITORAL CONECTAR/BLOG DE JAMILDO

Foram realizadas 1.000 entrevistas entre eleitores de Pernambuco, em 55 municípios pernambucanos, entre os dias 19 e 22 de julho de 2022. A margem de erro máxima estimada da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

A pesquisa foi realizada por iniciativa do próprio instituto, a Conectar Pesquisas e Inteligência. O número de registro da pesquisa é BR-07876/2022 e PE-05576/2022.

ÚLTIMA PESUISA CONECTAR: Marília Arraes já liderava a disputa ao Governo de Pernambuco