ELEIÇÕES 2022

PESQUISA ELEITORAL PERNAMBUCO: Real Time Big Data mostra quem lidera corrida pelo governo nesta segunda (8)

Nova pesquisa eleitoral para o governo de Pernambuco mede efeitos da visita do ex-presidente Lula ao Estado

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 08/08/2022 às 15:21 | Atualizado em 08/08/2022 às 21:22
Notícia
DIVULGAÇÃO
Candidatos ao Governo de Pernambuco em 2022. Marília Arraes, Danilo Cabral, Miguel Coelho, Raquel Lyra e Anderson Ferreira, nova pesquisa IPEC traz dados sobre disputa - FOTO: DIVULGAÇÃO

Mais uma pesquisa eleitoral para o governo de Pernambuco deve ser divulgada nesta segunda-feira (8). Realizado pelo instituto Real Time Big Data, o levantamento também traz os números da disputa pelo Senado.

De acordo com o PesqEle, sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reúne as pesquisas registradas em todo o país, o levantamento local foi a campo entre os dias 5 e 6 de agosto de 2022. Ela está registrada sob o número PE-02870/2022.

A pesquisa, que foi contratada pela Record TV, tem uma margem de erro de 3% para mais ou para menos. Já o nível de confiança é de 95%. Ou seja, se 100 pesquisas forem feitas, em 95 vezes o resultado será o mesmo.

A nova pesquisa eleitoral para o governo de Pernambuco mede efeitos da visita do ex-presidente Lula ao Estado, no final de julho.

Clique aqui e veja a agenda completa com as pesquisas previstas para esta semana. Vale frisar que as datas de divulgação são apenas previsão. As pesquisas podem não ser divulgadas, visto que os institutos não são obrigados a revelar os resultados.

PESQUISA PARA O GOVERNO DE PERNAMBUCO

Confira abaixo um gráfico com informações do agregador JC/ODDSPOINTER, que usa dados de várias pesquisas de intenção de voto para governador, senador e presidente com o objetivo de traçar a evolução das preferências do eleitorado até as eleições de 2022.

O cálculo realizado pelo agregador não é a simples soma dos resultados desses estudos, seguido pela divisão pelo total de pesquisas.

Para evitar distorções, a plataforma leva em conta as peculiaridades de cada levantamento, que podem ter tamanhos de amostras diferentes, coleta de dados presenciais, por telefone ou online, entre outras particularidades.


Comentários