ELEIÇÕES 2022

Candidato do PSOL adota sobrenome 'Bolsonaro' nas urnas para disputar as 'Eleições 2022'; entenda

Além do psolista, outros 27 candidatos, incluindo o presidente e seu filho, Eduardo, usam o sobrenome 'Bolsonaro' nas urnas

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 15/08/2022 às 9:08 | Atualizado em 15/08/2022 às 9:09
ALAN SANTOS/PR
Presidente Jair Bolsonaro (PL) - FOTO: ALAN SANTOS/PR

Com as pesquisas para presidente 2022 apontando uma forte tendência de polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), há candidatos a cargos eletivos em diversos estados tentando surfar na popularidade dos presidenciáveis.

Para isso, além de usar as fotos dos líderes nas pesquisas de intenção de voto, postulantes à Câmara Federal ou às Assembleias Legislativas têm deixado de lado seus próprios sobrenomes para adotar 'Bolsonaro' ou 'Lula' nas urnas.

Ao todo, em todo o país, 28 candidatos estão usando o sobrenome do presidente da República para concorrer nas eleições 2022. Outros 10 se cadastraram na Justiça Eleitoral adicionando Lula a seus nomes.

Além do próprio chefe do Executivo nacional e de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), outros 26 postulantes vão carregar o nome 'Bolsonaro' na hora de pedir votos.

A maior parte dos candidatos que optaram por isso são apoiadores do presidente e estão filiados a legendas que compõem a base do gestor, como PRTB, PTB, PSD, PP, Republicanos.

BOLSONARO DO PSOL

No entanto, um caso específico chama atenção. Trata-se de um candidato do PSOL do Rio Grande do Sul que decidiu adotar o sobrenome 'Bolsonaro' nas urnas.

A intenção, porém, não tem a ver com o apoio ao ex-capitão. Pelo contrário, é um protesto contra o presidente.

Christopher Borges Veleda fará oposição aparecendo nas urnas como: Chris Col Bolsonaro Nunca Mais.

Natural de Pelotas, no interior do RS, o jovem de 25 anos é servidor público. Nas redes sociais, o psolista também se apresenta como DJ e produtor cultural.

Segundo registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Christopher está inscrito para concorrer aos postos de deputado estadual e deputado federal. 

Como não é possível disputar dois cargos ao mesmo tempo, a Justiça Eleitoral deve decidir qual será a vaga disputada.

Comentários