Salários maiores para enfermeiros

PISO DA ENFERMAGEM: problemas serão apenas no setor privado? Confira

Com exclusividade para o Blog de Jamildo, o Instituto Millenium divulgou mais informações sobre o cenário das demissões dos enfermeiros após a aprovação do Piso da Enfermagem, confira

Cynara Maíra
Cynara Maíra
Publicado em 17/08/2022 às 10:53
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Piso da enfermagem está suspenso desde agosto pelo STF - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

O Instituto Millenium enviou uma nota técnica para o  Blog de Jamildo em que a entidade avalia sobre as ameaças de demissões aos enfermeirosk, por conta do Piso dos Enfermeiros que entrou em vigor no dia 5. Segundo o Instituto, os problemas devem ocorrer primeiro na rede privada de saúde, mas depois também irão gerar problemas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Instituto Millenium revela que "No serviço público, o piso dos enfermeiros pode sucatear o sistema ao reduzir contrações e comprometer o atendimento à população."

O Instituto considera que estipular um valor mínimo com o piso dos enfermeiros acima do praticado pode levar a duas consequências principais:

  • Redução da demanda por profissionais
  • Aumento do desemprego entre a categoria

Essa relação entre oferta e demanda será pautada no comportamento do próprio consumidor. 

“Ninguém pode obrigar as famílias a continuarem pagando seus planos de saúde, agora mais caros, e os hospitais a manterem o atual número de leitos, ou mesmo a continuarem abertos”, afirma a nota.

Como o serviço público é caracterizado por maior  estabilidade no trabalho dos profissionais, os problemas estarão mais relacionados com a  prejuízo qualidade de atendimento. O Instituto considera que, mesmo que o sistema público não comece com demissões em massa, as prefeituras serão obrigadas a não contratar, o que diminui a geração de emprego do público. 

  • PISO DA ENFERMAGEM: Dois municípios já implantaram o novo piso. Saiba quais

“O efeito do piso sobre o desemprego fica limitado, em especial, no curto prazo, mas se transforma em um efeito negativo sobre o orçamento público e, consequentemente, os serviços públicos”, explica o instituto.

A entidade avalia que a discussão do salário dos profissionais da enfermagem é mais ampla do que foi feito, estando relacionadas com questões econômicas estruturais do Brasil

  • PISO DOS ENFERMEIROS: Bolsonaro vetou trecho importante da PEC, confira aqui

“Se a renda média de um país é baixa, então grande parte da população não terá condições de manter um plano de saúde. Outra boa parte terá um plano de baixo custo. A consequência é uma demanda limitada por estes profissionais e poucos recursos para remunerá-los adequadamente, o que também ocorre com diversas outras categorias profissionais no Brasil, muitas de nível superior”.

A nota técnica termina relatando que, para resolver a baixa remuneração da categoria, é preciso enfrentar os principais obstáculos do crescimento da produtividade, não apenas aumentando o salário por meio de um piso.

Reprodução/ Pexels
Confira as novidades da semana sobre o piso salarial enfermagem últimas notícias - FOTO:Reprodução/ Pexels