BOLSONARO NO JN

Bolsonaro no Jornal Nacional: candidato a reeleição, Bolsonaro mente sobre STF e pandemia em entrevista ao JN

Durante ato com seguidores, Bolsonaro se referiu a Alexandre de Moraes como "canalha".

Imagem do autor
Cadastrado por

Pedro Lima

Publicado em 22/08/2022 às 22:23 | Atualizado em 01/02/2024 às 23:42
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro (PL) mentiu durante sabatina do Jornal Nacional nesta segunda-feira (22) ao ter afirmado que nunca xingou ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

A declaração do presidenciável no JN iniciou a série de entrevistas com os candidatos ao Palácio do Planalto.

Ano passado, Bolsonaro se referiu a Alexandre de Moraes como "canalha". Não só ele. Em agosto de 2021, durante uma transmissão ao vivo na sua conta oficial do Facebook, Bolsonaro falou "aquele filho da puta do Barroso", em referência ao ministro do STF e então presidente do TSE.

ORDEM DAS ENTREVISTAS NO JN

Através de sorteio realizado no dia 1º de agosto, com a presença de representantes dos partidos dos candidatos, foi definida a ordem das sabatinas.

Os convidados foram selecionados de acordo com os candidatos melhor colocados na pesquisa eleitoral do Datafolha de 28 de julho.

Confira a data de todas as entrevistas no JN:

  • 22 de agosto, segunda-feira: Jair Bolsonaro (PL)
  • 23 de agosto, terça-feira: Ciro Gomes (PDT)
  • 25 de agosto, quinta-feira: Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • 26 de agosto, sexta-feira: Simone Tebet (MDB)

BOLSONARO ENTREVISTA AO JN

O presidente já orientou diversas vezes a sua militância a não assistir a Globo e faz críticas recorrentes à emissora, mas a entrevista ao Jornal Nacional foi tratada pelo entorno de Bolsonaro como um dos momentos mais importantes da campanha.

Durante a entrevista houve uma grande mobilização nas redes sociais de governistas com o intuito de aumentar a repercussão. Apesar disso, muitos manifestantes contra a gestão Bolsonaro também utilizaram das tags.

Tanto que durante os 40 minutos de sabatina os termos #BolsonaroNoJN e #BolsonaroNoJornalNacional ficaram entre os assuntos mais comentados no Twitter.

O eleitorado fiel do candidato também deixou o termo #GloboLixo entre os assuntos mais comentados e utilizados por aliados do chefe do executivo.

BOLSONARO NA PANDEMIA

Quando foi questionado sobre as atitudes durante a pandemia de covid-19, Bolsonaro disse ter acertado nas medidas tomadas, apesar de o Brasil ter registrado mais de 680 mil mortes.

Ele também mentiu quando foi questionado sobre ter imitado um paciente sem ar. Bolsonaro imitou uma pessoa com insuficiência respiratória durante uma live em março de 2021.

O candidato ainda culpou a imprensa pelo avanço da doença no país e voltou a defender o tratamento precoce."O grande erro disso tudo foi um trabalho forte da grande mídia, entre eles a Globo, desestimulando os médicos a fazerem o tratamento precoce", relatou.

O tratamento precoce citado por Bolsonaro é o uso de medicamentos como cloroquina, que já tem a comprovação científica de não ser eficiente contra o vírus da covid-19.

Renata Vasconcellos, âncora do JN, questionou o presidente sobre a falta de oxigênio em Manaus. Bolsonaro negou o problema e defendeu as ações que tomou ao lado do então ministro Pazuello.

"Fizemos a nossa parte, feita com muita seriedade essa questão. Agora não adotei o politicamente correto", afirmou.

"Lamento a morte. Não tem quem não perdeu um parente, um amigo, lamento as mortes, agora não poderia ter tratado a Covid da forma como começou a ser tratada", disse Bolsonaro.

Bolsonaro é chamado de 'tchutchuca do centrão' por youtuber

Tags

Autor