LULA

Por que Lula foi preso? Relembre a decisão que o levou à prisão; petista participa de entrevista na Globo hoje

A prisão de Lula ficou marcada na história recente da política brasileira

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 25/08/2022 às 10:31 | Atualizado em 25/08/2022 às 12:00
Notícia
RICARDO STUCKERT
Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão - FOTO: RICARDO STUCKERT

A noite do sábado, 7 de abril de 2018, ficou marcada na história do Brasil com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

O momento foi um dos mais importantes no destino da política recente do país e fez parte do cenário das eleições presidenciais que aconteceram naquele mesmo ano. 

Com Lula impedido de concorrer à presidência da República, o Partido dos Trabalhadores (PT) precisou mudar de estratégia e, poucas semanas antes do dia da eleição, Fernando Haddad foi anunciado como novo candidato oficial da coligação. 

Por que Lula foi preso?

A prisão de Lula aconteceu após a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) aceita pela Justiça Federal de Curitiba, ele foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Em primeira instância, em 12 de julho de 2017, o ex-presidente foi condenado a nove anos e seis meses de prisão pelo então juiz federal Sergio Moro.

Cerca de seis meses depois, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou, em segunda instância, a condenação e aumentou a pena para 12 anos e um mês de detenção.

QUANTO TEMPO LULA FICOU PRESO?

Lula cumpriu a pena em Curitiba pelas condenações citadas até ser inocentado e liberado 580 dias depois de ter sido preso.

.

Ricardo Stuckert
Lula apoiado por militantes no sindicato dos Metalúrgicos do ABC, momentos antes de se apresentar às autoridades em Curitiba - Ricardo Stuckert

Lula no Jornal Nacional

Em 2022, após ser inocentado, Lula voltou para a vida política e, dessa vez, conseguiu ser o candidato do PT à presidência, ao lado de Geraldo Alckmin, seu vice na campanha. 

Por isso, o petista vai participar da Sabatina do Jornal Nacional, que acontece nesta quinta-feira (25), às 20h30.

O momento é uma tradição do telejornal, que realiza entrevistas com os presidenciáveis que apresentam os melhores resultados nas pesquisas.


.

Comentários