Eleições 2022

QUEM É SORAYA THRONICKE? Conheça biografia da candidata a presidente pelo União Brasil

Soraya Thronicke é senadora e dona de motéis; ela já foi apoiadora de Bolsonaro e, hoje, critica atual presidente

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 31/08/2022 às 10:28 | Atualizado em 17/10/2022 às 12:51
Notícia
Reprodução/Band
Soraya Thronicke é candidata a presidente pelo União Brasil - FOTO: Reprodução/Band

Segurando uma caneta entre os dedos e criticando firmemente o candidato Jair Bolsonaro, Soraya Thronicke, candidata do União Brasil à Presidência, chamou atenção durante o primeiro debate entre os presidenciáveis, exibido pela TV Bandeirantes, no último domingo. 

Soraya Thronicke tem 49 anos de idade e, atualmente, é senadora pelo estado do Mato Grosso do Sul. Apesar de hoje criticar Bolsonaro, a candidata foi eleita em 2018 pelo PSL (então partido do atual presidente) defendendo pautas conservadoras. 

A candidata começou a se distanciar de Bolsonaro em 2019. Na época, ela era favorável à criação de uma CPI para investigar Tribunais Superiores, mas a equipe do presidente era contra. Em 2021, a relação azedou de vez, quando Thronicke passou a criticar as decisões do governo federal no enfrentamento da pandemia de covid-19. 

Nas redes sociais, Soraya viralizou ao criticar o atual presidente Bolsonaro, que insultou, durante o debate na Band, a jornalista Vera Magalhães.

"Quando homens são tchutchuca com outros homens mas vêm para cima da gente sendo tigrão, eu fico extremamente incomodada. Aí eu fico brava, sim. E digo mais para você: lá no meu estado, tem mulher que vira onça, e eu sou uma delas", disparou Soraya. 

Advogada e dona de motéis

Soraya Thronicke se formou em Direito em uma faculdade particular de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. No ensino superior, foi aluna, inclusive, da candidata à Presidência pelo MDB, Simone Tebet, que foi professora de Direito Administrativo. 

"Dei aula, 12 anos, de direito administrativo, de como é que se administra um estado e um país, e tive o privilégio de tê-la como uma excelente aluna", lembrou Simone Tebet, no debate da Bandeirantes, que teve parceira com UOL, Folha de SP e TV Cultura.

.

Soraya Thronicke também é empresária. Ao lado do marido, ela administra uma rede de motéis no Mato Grosso do Sul. Ela se orgulha de dar emprego a ex-detentas. 

"Elas, como camareiras, fazem um trabalho maravilhoso, e é uma grande ideia que pode ser reproduzida por todo o nosso país", disse Soraya no Senado, no ano passado. 

Marido de Soraya Thronicke 

Soraya Thronicke é casada com Carlos César de Lima Batista, tesoureiro do União Brasil em MS, segundo o portal UOL. 

Juntos, eles têm um filho, que cursou direito e agora faz música na USP. Atualmente, Soraya Thronicke tem pouco mais de 100 mil seguidores no Instagram. 

Na última pesquisa Ipec, divulgada em 29 de agosto, Soraya Thronicke não pontuou. 

Comentários