PESQUISA DATAFOLHA

DATAFOLHA PARA PRESIDENTE: Lula fica estável na liderança e Jair Bolsonaro oscila para baixo; veja os números

O instituto Datafolha libera nesta quinta-feira (15), o levantamento para presidente da República.

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 15/09/2022 às 21:13 | Atualizado em 16/09/2022 às 9:31
RICARDO STUCKERT E ISAC NÓBREGA/PR
Segundo turno é disputado entre Lula e Bolsonaro - FOTO: RICARDO STUCKERT E ISAC NÓBREGA/PR

Mais um levantamento do Instituto Datafolha foi divulgado para presidente, nesta quinta-feira (15), para presidente nas eleições 2022.

A pesquisa é uma parceria da TV Globo com o jornal Folha de S.Paulo e foi realizado a partir da terça-feira (13), com o registro BR-04099/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Eleitores de todo o país foram entrevistados. A última pesquisa Datafolha foi divulgada no dia 9 de setembro, na última sexta-feira.

.

Datafolha 9 de setembro

Nos dados apurados no dia 9 de setembro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparecia com 45% da preferência dos votos.

Jair Bolsonaro (PL) aparecia com 34%, 11 pontos percentuais a menos que o petista.

A duas semanas do pleito, Lula aparece com estabilidade, sendo o mesmo número da pesquisa de 1º de setembro. Bolsonaro oscilou dentro da margem de erro, com dois pontos para cima.

Ciro Gomes (PDT), ficou com 7%, dois pontos a menos da penúltima e empatado dentro da margem de erro com Simone Tebet (MDB), que ficou com 5%.

Bancos e nulos somavam 4%. 3% não sabiam ou não responderam.

Numa simulação de segundo turno, Lula aparecia com 53% dos votos, enquanto Bolsonaro obtinha 39%.

Pesquisa Datafolha de hoje (15/09)

O levantamento, que saiu pontualmente às 21h (de Brasília), apontou que o ex-presidente Lula (PT) aumenta a margem diante do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Veja os números abaixo

  • Lula da Silva (PT): 45%
  • Jair Bolsonaro (PL): 33%
  • Ciro Gomes (PDT): 8%
  • Simone Tebet (MDB): 5%

Rejeição de Jair Bolsonaro e Lula

O atual presidente viu a rejeição oscilar positivamente dentro na margem de erro. Na pesquisa anterior, do dia 9 de setembro, Bolsonaro marcava 51% de negativas, contra 53% agora.

Já o petista, viu a rejeição oscilar negativamente dentro na margem de erro. Na pesquisa anterior, Lula tinha 39% da rejeição do eleitorado, contra 38% de hoje.

Agregador de pesquisas JC: veja como está a disputa para presidente no Nordeste

Na região, não observa-se variações significativas para o primeiro turno, mas num eventual segundo turno, Lula (PT) conseguiu ampliar sua vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com os dados do Agregador de Pesquisas JC, Lula tem 57,9% de intenção de voto no Nordeste. Enquanto isso, Bolsonaro tem 22,44%, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9,19% e Simone Tebet (MDB) conta com 3,28%. Brancos e nulos somam 1,8%.

Num segundo turno, Lula conseguiu aumentar sua vantagem sobre Bolsonaro. Desde o início de setembro, o petista vem oscilando positivamente, indo de 62% no dia 1 para 64,8% no dia 12. Trata-se de um crescimento de 2,8 pontos percentuais. O atual mandatário tem 27,4%, enquanto brancos e nulos somam 5,6%.

O cientista político Antônio Lavareda, em tempo, analisou os números apresentados pelo Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer. Confira: