ELEIÇÕES 2022

Posso votar só com a minha identidade? Veja como votar sem usar o título de eleitor

Veja quais documentos são aceitos para realizar o voto no dia das eleições

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 29/09/2022 às 10:16 | Atualizado em 29/09/2022 às 10:21
Notícia
ALEJANDRO ZAMBRANA/SECOM TSE
PRAZO Alexandre de Moraes deu 48 horas para que o ministério da Defesa preste as informações - FOTO: ALEJANDRO ZAMBRANA/SECOM TSE

Com o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022 se aproximando, muitos eleitores começam a se perguntar se é possível votar sem apresentar o título de eleitor.

Em caso de perda do documento, ainda é possível votar apresentando outros documentos de identificação. Veja nesta reportagem como votar sem o título de eleitor.

Como votar sem o título de eleitor?

 O eleitor não precisa, obrigatoriamente, apresentar o título eleitoral no dia das eleições. No entanto, é necessário apresentar um documento oficial com foto para comprovar a identificação.

Por isso, é permitido votar usando apenas a identidade, outros tipos de documentos também são aceitos. Confira abaixo:

  • identidade,
  • carteira de motorista com foto,
  • certificado de reservista,
  • carteira de trabalho,
  • passaporte e identidade funcional emitida por órgão de classe

De acordo com a regra eleitoral, os mesários não podem aceitar certidões de nascimento e de casamento como documentos oficiais para realizar a votação.

É preciso saber a seção eleitoral

Mesmo sem precisar apresentar o título eleitoral, o cidadão que deseja votar usando outro documento precisa saber onde vota, informação que consta no título.

Para verificar a seção sem fazer uso do título eleitora, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), clicando aqui.

.

E-Título

O aplicativo do E-Título foi elaborado pela Justiça Eleitoral para facilitar o acesso ao título de eleitor digital. O app está disponível nas  lojas de aplicativo dos sistemas operacionais iOS e Android. 

Com o e-título no celular é possível confirmar a identificação ao mesário na seção eleitoral. 

Comentários