ELEIÇÕES 2022

Posso justificar meu voto pelo aplicativo? Saiba como justificar o voto em caso de ausência nas eleições.

Confira como justificar o voto através do e-título.

João Pedro Costa
João Pedro Costa
Publicado em 29/09/2022 às 11:39 | Atualizado em 29/09/2022 às 12:28
Notícia
MARCELLO CASAL JRAGÊNCIA BRASIL
O aplicativo é um aliado do eleitor. - FOTO: MARCELLO CASAL JRAGÊNCIA BRASIL

O aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral, o "e-título", possui diversas funções para auxiliar o eleitor nessas eleições, dentre elas está a justificativa do voto através do app.

Além disso, é possível justificar o voto também pela Internet, usando o site Justifica.

COMO JUSTIFICAR O VOTO PELO E-TÍTULO?

Disponível para Download nos sistemas android e ios, o e-título possui serviços que permitem os eleitores que não votarem no primeiro (02) ou no segundo turno (30), a justificarem a ausência na urna.

A justificativa online poderá ser realizada no dia da votação, das 8h as 17h, tanto no primeiro, quanto no segundo turno. Para solicitar a justificativa, basta acessar a página do sistema Justifica na Internet ou baixar o app e-Título. 

Todavia, caso o eleitor queira justificar a ausência pelo aplicativo "e-título" no dia da votação, ele terá que fazer o download antes deste domingo (2), pois no dia do primeiro turno, o documento não poderá ser emitido. O mesmo serve para o segundo turno, do dia 30 de outubro.

ATÉ QUANDO POSSO JUSTIFICAR MEU VOTO?

Os cidadãos que não comparecerem a eleição e não conseguirem justificar o voto no dia do pleito terá o prazo de até 60 dias, após cada turno, para regularizar sua situação com a justiça eleitoral.

O esclarecimento poderá ser realizado pelo aparelho celular. O eleitor pode justificar o voto através do e-Título ou pela Internet no site Justifica.

Porém, a anexação de documentos comprobatórios para atestar o motivo da ausência, será necessária. Nesse caso, a justificativa será avaliada pelo juiz eleitoral, não sendo de forma automática.

 

ELEIÇÕES 2022: O que pode ou não pode nas eleições?

 


Comentários