Combate a fake news

É falso que Lula tenha dito que nem Deus tira a eleição dele; não caia mais em fake news

Lula tem sido alvo de publicações mentirosas durante campanha eleitoral do segundo turno da eleição para presidente

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 05/10/2022 às 8:33 | Atualizado em 24/10/2022 às 7:49
Notícia
RICARDO STUCKERT
RETORNO Lula assumiu, ontem, a liderança da articulação política - FOTO: RICARDO STUCKERT

Circula nas redes sociais uma montagem mentirosa afirmando que o candidato à Presidência Lula (PT) teria dito que "nem a volta de Jesus Cristo vai me impedir de assumir a presidência da República". A agência Lupa, especializada em desmentir fake news, checou a frase e provou que Lula nunca a mencionou. 

De acordo com a Lupa, não há nenhum registro em texto, vídeo ou áudio que mostre Lula dizendo que nem Deus tiraria a vitória dele. Nesse segundo turno das eleições pela Presidência, Lula tem sido vítima de diversas mensagens falsas o associando a um candidato não cristão. Lula, na verdade, é católico e contra o aborto

Procurada pela agência Lupa, a assessoria de Lula disse que, na verdade, o que Lula disse foi: “que seria necessário rasgar a constituição para impedi-lo de ser candidato”.

.

Dilma também foi vítima de mensagem parecida

Em 2010, a candidata do PT, Dilma Rousseff, também foi acusada de dizer que nem Jesus a tiraria a vitória. Na época, Dilma, que também é cristã, disse que jamais usaria o nome de Deus em vão. 

Na mesma época, o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, chegou a escrever um texto em seu site oficial confirmando que era mentira a informação de que Dilma teria desafiado o poder de Deus. 

"Quem pensa que está prestando algum serviço ao Reino de Deus, espalhando uma informação sem ter certeza de sua veracidade, na verdade, está fazendo o jogo do diabo", escreveu Edir Macedo. 

Comentários