Boné do Lula

BONÉ DO LULA NÃO É DE FACÇÃO CRIMINOSA: Veja o que significa CPX e entenda por que candidato usou acessório

Bolsonaristas divulgaram fake news associando CPX, em boné usado por Lula, a facção criminosa Comando Vermelho; entenda o que significa sigla

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 13/10/2022 às 11:02 | Atualizado em 25/10/2022 às 11:38
Notícia
PEDRO KIRILOS / ESTADÃO CONTEÚDO
Candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva - FOTO: PEDRO KIRILOS / ESTADÃO CONTEÚDO

Após participar de um evento no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, nessa quarta-feira, 12 de outubro, o candidato a presidente pelo PT, Lula, foi vítima de uma nova fake news. Desta vez, o alvo da mentira é a sigla "CPX", estampada em um boné usado pelo petista na visita à comunidade carioca.

Pelas redes sociais, aliados do candidato Jair Bolsonaro (PL) disseram que a sigla CPX era uma menção a criminosos da facção Comando Vermelho. Nas postagens mentirosas, os bolsonaristas chegaram a afirmar que as três letras querem dizer "Cupinxa", que significa "aliado" no jargão dos membros da facção, mas não é verdade

SIGNIFICADO DE CPX: Na verdade, CPX é uma sigla para a palavra "Complexo"

Diferente do que querem fazer crer as postagens mentirosas, CPX é uma sigla da palavra "Complexo" e faz referência ao "Complexo do Alemão", a comunidade que estava sendo visitada por Lula. "Complexo" é como é chamado o conjunto de favelas do Rio.

A sigla, abundantemente conhecida pelos cariocas, é usada pelos próprios moradores do Alemão, pela polícia em operações de segurança, por artistas e até pelo governo do Estado, que usou a sigla, para resumir a palavra "complexo" no documento que registra a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023.

Portanto, a sigla "CPX" não define nenhum apoio a qualquer ilegalidade. 

Lana Souza
Foto de Lula com o boné escrito "cpx" em evento no Complexo do Alemão (RJ) - Lana Souza

Estratégia de marketing

Em outras palavras, Lula usar o boné com a sigla CPX durante a visita dessa quarta-feira ao Complexo do Alemão é como qualquer candidato usar um chapéu de couro em ato de campanha no Nordeste ou, ainda, deixar-se ser fotografado bebendo chimarrão em uma feira pública do Rio Grande do Sul. 

Ou seja, trata-se de um aceno aos moradores daquele local e de uma estratégia de marketing, a fim de conquistar a simpatia de mais eleitores daquela localidade visitada. 

.

Repercussão

Fundador do Voz das Comunidades, jornal comunitário das favelas do Rio, René Silva, considerou que a associação do termo "CPX" a facções é "criminoso". 

"É importante que as pessoas de favela que estão pensando ainda em votar no Bolsonaro, saibam que eles não gostam de pobre e moradores de favelas! Criar uma Faks News sobre o boné CPX que é abreviação de COMPLEXO pra dizer que é associado ao tráfico, é criminoso demais", escreveu René no Twitter, acrescentando imagens de roupas que são vendidas com a sigla. 

O site oficial de Lula também divulgou uma nota criticando a fake news. "Para bolsonaristas, todos que moram em comunidades são bandidos", é o título do texto. 

"Lula usou um boné escrito CPX (sigla que significa “complexo”) e, no discurso que fez no Alemão, destacou a importância de um governo com justiça social e amor, que distribua livros em vez de facilitar compra de armas", escreveu o texto. 

Comentários