ELEIÇÕES 2022

No segundo turno também haverá eleição para prefeitos; entenda o motivo e veja quando é o segundo turno

Cidades de Pernambuco, por exemplo, vão escolher o próximo presidente, a próxima governadora e o próximo prefeito, respectivamente

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 17/10/2022 às 10:43 | Atualizado em 17/10/2022 às 10:46
Notícia
Nelson Jr./Ascom TSE
A ordem de votação na urna será: governador, onde houver segundo turno, presidente, em todo o país, e prefeito, onde houver eleição suplementar - FOTO: Nelson Jr./Ascom TSE

No final de outubro, eleitores de todo o Brasil voltam às urnas para escolher o próximo presidente da República entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Isso porque a disputa pelo Palácio do Planalto chegou ao segundo turno, visto que nenhum candidato atingiu 50% dos votos válidos mais um.

O mesmo ocorre em 12 estados brasileiros, onde os eleitores também irão definir quem serão seus governadores entre 2023 e 2026.

Os estado nos quais haverá segundo turno são: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

A novidade é que eleitores de alguns municípios do país também irão eleger seus próximos prefeitos e vice-prefeitos em eleições suplementares.

A nova votação foi convocada porque os prefeitos eleitos em 2020 tiveram o mandato ou o registro cassados pela Justiça Eleitoral. Os que forem escolhidos no dia 30 vão administrar cada município pelos próximos dois anos.

QUANDO SERÁ O SEGUNDO TURNO 2022?

Faltam 15 dias para o 2º turno das eleições 2022, que ocorre no próximo dia 30, último domingo de outubro.

Assim como ocorreu no primeiro turno, o horário de votação no segundo turno em todo o país será o de Brasília.

Com isso, eleitores do Acre, Amazonas e Mato Grosso vão às urnas mais cedo nos respectivos horários locais. Em Fernando de Noronha, (PE) a votação começará às nove da manhã no horário local.

Estados como Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Amazonas vão começar o processo eleitoral às sete da manhã no horário local.

No Acre, e em alguns municípios do Amazonas o início será ainda mais cedo: às seis da manhã no horário local.

ONDE HAVERÁ ELEIÇÃO PARA PREFEITOS?

Ao todo, oito cidades vão às urnas escolher um novo prefeito ou nova prefeita no próximo dia 30. O novo gestor irá governar por dois anos.

Confira a seguir as cidades onde haverá eleição para prefeitos:

  • Joaquim Nabuco (PE)
  • Pesqueira (PE)
  • Vilhena (RO)
  • Cachoeirinha (RS)
  • Cerro Grande (RS)
  • Entre Rios do Sul (RS)
  • Canoinhas (SC)
  • Pinhalzinho (SP)

Com isso, aqueles eleitores que moram nas cidades mencionadas acima deverão considerar a ordem de votação diferente dos demais.

Desta maneira, a ordem de votação na urna será: governador, onde houver segundo turno, presidente, em todo o país, e prefeito, onde houver eleição suplementar.

Comentários