ELEIÇÕES 2022

Quem é Tarcísio de Freitas? Conheça a trajetória do candidato ao governo de São Paulo

Saiba mais sobre a trajetória política de Tarcísio de Freitas, candidato ao Governo de São Paulo

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 17/10/2022 às 13:00 | Atualizado em 17/10/2022 às 13:10
Notícia
ISAC NÓBREGA/PR
Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro de Bolsonaro, foi eleito governador de São Paulo - FOTO: ISAC NÓBREGA/PR

Tarcísio de Freitas é o candidato do Republicanos ao Governo de São Paulo, ele disputa o pleito no segundo turno contra Fernando Haddad (PT), em 30 de outubro.

Nascido no Rio de Janeiro, Tarcísio Gomes de Freitas nasceu em 1975, ele é filho de Amaury Vieira Freitas e Maria Alice Gomes Freitas.

O candidato se formou na Academia Militar das Agulhas Negras e, tempos depois, começou a atuar como oficial do Exército, no setor de engenharia. 

Ele atuou na função até 2002, quando terminou a graduação em engenharia civil,  pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Depois da formação Tarcísio passou a seguir carreira como engenheiro do Exército.

De novembro de 2005 e junho de 2006, ele serviu na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH) como chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia.

 .

CARREIRA POLÍTICA

Em 2008, o atual candidato do Republicanos abandonou a carreira de militar e entrou no funcionalismo público federal. 

Ele atuou como analista de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), exercendo a a função de assessor do diretor de auditoria da área de transportes até março de 2011, quando passou a ser coordenador-geral da área.

Quando Jair Bolsonaro (PL) assumiu a presidência da República, Tarcísio de Freitas foi o escolhido para conduzir o Ministro da Infraestrutura.

Na direção da pasta, Tarcísio teve uma gestão focada para a realização de obras inacabadas, à duplicação de estradas e ao fomento às ferrovias.

FILIAÇÃO AO REPUBLICANOS

Mesmo trabalhando grande parte da vida atuando no setor público, Tarcísio se filiou ao Republicanos apenas em 2022, para disputar as eleições ao governo de São Paulo.

TIROTEIO DURANTE CAMPANHA

Nesta segunda-feira (17), durante atividade de campanha, Tarcísio de Freitas foi interrompido por um tiroteio enquanto estava em Paraisópolis, na Zona Sul da capital paulista.

Segundo informações do portal G1, Tarcísio estava no terceiro andar do Polo Universitário de Paraisópolis quando o tiroteio começou. Por volta de 20 minutos depois, o candidato deixou o local acompanhado de seguranças e escolta em uma van.

Matéria em Atualização 

Comentários