CERIMONIAL

POSSE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Saiba quando será a posse de Lula, presidente eleito

Até a posse, XXXX será referido como presidente eleito.

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 30/10/2022 às 20:03
Notícia
RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO
Lula (PT) concorre ao cargo de presidente da República - FOTO: RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO

Com o encerramento da apuração das urnas eletrônicas, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República pelos próximos quatro anos.

A cerimônia de posse ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2023, com diversas cerimônias, todas no mesmo dia.

CERIMÔNIAS PRESIDENCIAIS

Pela manhã, o presidente eleito vai a uma missa na Catedral de Brasília. O percurso até o templo religioso é acompanhado por batedores da Polícia do Exército e fuzileiros navais.

Em seguida, o novo chefe do Executivo desfila em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios até o Palácio do Itamaraty, onde um banquete será oferecido às autoridades estrangeiras.

O carro é o tradicional Rolls Royce, que o Brasil recebeu de presente do governo britânico, em 1953.

O presidente da República e o vice-presidente almoçam juntos, para irem, em carro aberto, ao Congresso Nacional para a sessão solene de posse.

Nesta sessão que o novo dirigente do País presta o compromisso constitucional jurando "manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".

Após isso, o presidente fará então seu discurso. Em seguida, ele segue para o Palácio do Planalto, onde passará a ele a faixa presidencial.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

COMO FOI A O PRIMEIRO TURNO ENTRE LULA X BOLSONARO

Comentários