Tribunal Superior Eleitoral confirmou a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República. Essa foi a corrida presidencial mais acirrada.
QUANDO VAI SER A POSSE PRESIDENCIAL?
Pela manhã, do dia 1º de janeiro de 2023, o presidente eleito vai a uma missa na Catedral de Brasília. O percurso até o templo religioso é acompanhado por batedores da Polícia do Exército e fuzileiros navais.
Em seguida, o novo chefe do Executivo desfila em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios até o Palácio do Itamaraty, onde um banquete será oferecido às autoridades estrangeiras.
O carro é o tradicional Rolls Royce, que o Brasil recebeu de presente do governo britânico, em 1953.
O presidente da República e o vice-presidente almoçam juntos, para irem, em carro aberto, ao Congresso Nacional para a sessão solene de posse.
Nesta sessão que o novo dirigente do País presta o compromisso constitucional jurando "manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".
Após isso, o presidente fará então seu discurso. Em seguida, ele segue para o Palácio do Planalto, onde passará a ele a faixa presidencial.
LULA X BOLSONARO NO PRIMEIRO TURNO
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estão na disputa pelo Poder Executivo. No primeiro turno, o petista teve 48% dos votos, cerca de 57 milhões de eleitores.
Candidato à reeleição, Bolsonaro ficou em segundo, com 43% - 51 milhões de votos.
Comentários