Um dos cargos mais sérios e espinhosos em qualquer governo é o de Ministro da Economia. A boa gestão dos recursos federais e as decisões tomadas diariamente interferem diretamente na dinheiro das famílias, em contratação ou demissão de milhares de trabalhadores e até no sucesso ou não de empresas. Por isso, com o resultado das eleições, muita gente quer saber: Quem será o ministro da Economia de Lula?
Ao longo de toda a campanha eleitoral, Lula manteve segredo sobre o nome a ser escolhido. Nos bastidores, muitos políticos comentaram sobre a possibilidade da senadora Simone Tebet, que concorreu à Presidência no 1º turno e apoiou Lula na 2ª votação, fosse o nome indicado para um cargo forte como a Economia ou Agricultura, por exemplo. Mas isso ainda não está confirmado, enquanto também surgem expectativas de que Tebet assumiria a pasta da Educação.
Henrique Meirelles
Por outro lado, nos últimos dias de campanha, ganharam força o nome de Henrique Meirelles, que foi ministro da Economia de Michel Temer, entre 2016 e 2018, e que concorreu à Presidência em 2018 pelo MDB.
Entre 2003 e 2010, Meirelles foi presidente do Banco Central, justamente durante os dois primeiros mandatos de Lula. O ex-ministro e cotado para voltar à pasta disse, em entrevista, acreditar que Lula buscará o equilíbrio fiscal. Informação do Poder 360 é de que ele já se prepara para a possibilidade de ser convocado para participar do novo governo Lula.
Assim que o nome for informado por Lula, nós publicaremos aqui no site da Rádio Jornal.
.
Compromisso social
Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, Lula disse que o ministro da Economia precisa ser alguém com "compromisso social".
"Meu ministro da Economia terá perfil de um cara que tenha muita inteligência política, uma pessoa que tenha compromisso social, pessoa que tenha que pensar na responsabilidade fiscal e na responsabilidade social", garantiu.
"Cada vez que gente pensar que tem que segurar o dinheiro, temos que pensar que tem gente passando fome, gente dormindo de ponte, crianças abandonadas", disse.
Comentários