Ministérios

COLETIVA LULA HOJE: MINISTROS DE LULA serão anunciados HOJE (9); veja nomes

O presidente eleito, Lula da Silva (PT), anuncia os primeiros nomes de ministérios nesta sexta-feira (9).

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 09/12/2022 às 9:39 | Atualizado em 09/12/2022 às 10:28
Foto: Bruna Campos
Lula no Recife - FOTO: Foto: Bruna Campos
Leitura:

As atenções nesta sexta-feira (9), serão divididas entre jogo do Brasil na Copa do Mundo 2022 e a coletiva de Lula (PT). O presidente eleito vai anunciar os primeiros nomes de ministros para o governo que inicia em 2023.

Conforme integrantes da transição do governo, a lista anunciada tem cinco nomes confirmados.

MINISTROS DO GOVERNO LULA

O petista afirmou, na última semana, que já tinha "80% dos ministros na cabeça", entretanto aguardaria a diplomação presidencial pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que está marcada para a próxima segunda-feira (12).

A lista dos futuros ministros será divulgada na sede do governo de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a partir das 10h (de Brasília).

.

Os nomes para trabalharem no terceiro mandato de Lula são aguardados com ansiedade, principalmente pelo possível e inédito Ministérios dos Povos Originários. Além disso, a frente ampla e apoio dos mais diversos partidos, devem ter um formato similar ao segundo mandato de Lula (2007-2010).

MINISTROS COTADOS DO GOVERNO LULA

Alguns nomes surgiram como cotados para assumir pastas no próximo governo.

  • Fernando Haddad: Ministério da Fazenda
  • Rui Costa: Casa Civil
  • Flávio Dino: Justiça e Segurança Pública
  • José Múcio: Defesa
  • Mauro Vieira: Relações Exteriores

Renato Pizzutto/Band
Fernando Haddad - Renato Pizzutto/Band
GOVERNO DA BAHIA/DIVULGAÇÃO
O Governador da Bahia, Rui Costa ainda não repassou o valor dos precatórios do FUNDEF para os profissionais da Rede Estadual - GOVERNO DA BAHIA/DIVULGAÇÃO
VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL
Senador eleito Flávio Dino (PT-MA) é cotado para assumir a Justiça e defendia manutenção da Segurança Pública na pasta - VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL

Além desses, surge também nomes possíveis, como a cantora Margareth Menezes, na Cultura; Sônia Guajajara ou Joênia Wapichana, a frente do inédito Ministério dos Povos Originários; Marina Silva, a frente do Meio Ambiente.

Outros nomes que devem ser ministros de Lula são Simone Tebet (MDB), aliada do petista no segundo turno das eleições 2022; Márcio França (PSB), ex-governador de São Paulo e deve entrar na cota do partido, que tem o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.

BOLSONARO não vai PASSAR a FAIXA para LULA? FLÁVIO BOLSONARO se pronuncia

PRONUNCIAMENTO DE LULA AO VIVO