PRESIDENTE DO SENADO

RESULTADO DO ELEIÇÃO NO SENADO: Saiba QUEM É RODRIGO PACHECO, eleito presidente do SENADO

Ao ser reeleito presidente do Senado, Rodrigo Também reassume Presidência do Congresso Nacional; veja biografia

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 02/02/2023 às 7:06 | Atualizado em 02/02/2023 às 7:08
WALDEMIR BARRETO/AGÊNCIA SENADO
Rodrigo Pacheco é o presidente do Senado Federal - FOTO: WALDEMIR BARRETO/AGÊNCIA SENADO

Os senadores da República reelegeram Rodrigo Pacheco para ser presidente do Senado por mais dois anos. Nesta página, conheça quem é RODRIGO PACHECO:

BIOGRAFIA DE RODRIGO PACHECO: Quem é?

Rodrigo Otávio Soares Pacheco nasceu em 1976 e tem 46 anos de idade. Ele é natural de Porto Velho, Rondônia, mas mora há muitos anos em Minas Gerais, onde fez a carreira política. 

EDILSON RODRIGUES/AGÊNCIA SENADO
Se a situação dos preços dos combustíveis está saindo do controle, o governo deve aceitar dividir os enormes lucros da Petrobras com a população, por meio de uma conta de estabilização de preços em momentos de crise", escreveu o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, no Twitter - EDILSON RODRIGUES/AGÊNCIA SENADO

Formado em Direito pela PUC de Minas, Rodrigo Pacheco tem especialização em Direito Penal Economico Internacional.

Antes de ser senador, Rodrigo Pacheco foi deputado federal pelo DEM de Minas Gerais. Hoje, ele está filiado ao PSD.

Nessas eleições, Rodrigo Pacheco concorreu contra o bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN). Pacheco foi, portanto, opção de senadores ligados ao atual presidente da República, Lula (PT).

Ao vencer a eleição para presidente do Senado, Rodrigo Pacheco fez uma defesa enfática sobre a Democracia e as Instituições.

"Os brasileiros precisam voltar a divergir civilizadamente, precisam reconhecer com absoluta sobriedade quando derrotados e precisam respeitar a autoridade das instituições públicas. Só há ordem se assim o fizerem. Só há patriotismo se assim o fizerem. Só há humanidade se assim o fizerem", disse Rodrigo Pacheco.

ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE NO SENADO

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foi reeleito para comandar a casa por mais dois anos. Ele também segue sendo, portanto, o presidente do Congresso. 

Rodrigo Pacheco foi eleito presidente do Senado com 49 votos dos 81 possíveis. A eleição aconteceu no final da tarde de ontem (quarta-feira, 02).

Agora, Rodrigo Pacheco permanecerá na Presidência do Senado até 2024. Ele é o terceiro na linha de sucessão à Presidência da República, ficando atrás do presidente vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

No discurso de vitória, Rodrigo Pacheco disse que a democracia estava de pé e defendeu que "polarização tóxica deve ser erradicada".

Rodrigo Pacheco venceu o bolsonarista e ex-ministro de Jair Bolsonaro, Rogério Marinho (PL-RN).

DISCURSO CONCILIADOR 

 

"Pacificação não significa se calar diante de atos golpistas. Pacificação é buscar cooperação. Pacificação é lutar pela verdade. Pacificação é abandonar o discurso de nós contra eles e entender que o Brasil é imenso e diverso, mas é um só. O Brasil é um só", disse Rodrigo Pacheco, após ser reeleito.

"Para isso, a polarização tóxica precisa ser erradicada de nosso país. Acontecimentos como os ocorridos aqui neste Congresso Nacional e na Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 não podem, e não vão, se repetir", garantiu.

Sergio Lima / AFP
Rodrigo Pacheco foi reeleito presidente do Senado com 49 votos dos 81 possíveis - FOTO:Sergio Lima / AFP
EDILSON RODRIGUES/AGÊNCIA SENADO
Se a situação dos preços dos combustíveis está saindo do controle, o governo deve aceitar dividir os enormes lucros da Petrobras com a população, por meio de uma conta de estabilização de preços em momentos de crise", escreveu o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, no Twitter - FOTO:EDILSON RODRIGUES/AGÊNCIA SENADO